Olá, pesesoal!
Quero muito ler os comentários de vocês sobre esta reportagem da Revista Veja. Ao acessar o link http://planetasustentavel.abril.com.br/especiais/veja/, vocês terão acesso a muitas informações sobre a Amazônia, o que não significa que terão que concordar com todas.
Que tal o desafio de debater o que as pessoas que não moram na Amazônia pensam dela?
Aguardo comentários com a devida identificação de quem o fizer (nome completo e turma)
Esta é para vocês, alunos da escola Heitor Villa-Lobos, Ariquemes-Rondônia.
Professora Telma Oliveira.
no 1° texto fala muito sobre preservação da Amazônia, que é realmente necessário...Mas infelizmente isso nao ocorre como deveria,as pessoas hoje em dia,não se preocupam muito em "preservar a natureza",elas pensam que o lucro gerado se derrubar X quilômetros será maior,do que poder preservar sua vida no futuro!
ResponderExcluirNo 2° texto diz tudo: " Isso não muda a situação. O que se pode dizer com certeza é que o número de alertas do Deter subiu quase 30% nos últimos meses. Só existe uma tradução possível: a atividade predatória aumentou na Amazônia."
Texto 3 "quanto é aceitável desmatar para dar lugar ao agronegócio? Ninguém sabe, porque nenhum governo produziu um plano de longo prazo para a ocupação da Amazônia."Os fazendeiros,ajudam muito o governo e o Estado eles podem até não ser inimigos da Floresta como diz no texto.. mais se o Governo não gerar um plano para esse desmatamento,isso pode passar a ser um problema no futuro!
Como no texto 4 está "falando Apesar de toda a preocupação com a saúde da floresta, o desmatamento não é proibido em nenhum dos nove estados que formam a Amazônia." Como que o Governo quer exigir, preservação da Amazônia se ele não faz leis exatas?
No texto 5 fala que "Apesar de esse limite não ser respeitado, as áreas estão a salvo da fiscalização do Ibama por decisão do governo federal" Se os sem terras desmata mais que o limite deles, e o governo "sabe" disso, por que ele não se manifesta? Se o governo estiver mesmo interessado em proteger a Amazônia ele tem que agir mais e pedir menos!
Se as propostas ditas no texto 6 forem mesmo implantadas,existe sim uma grande possibilidade de recuperar boa parte da floresta podeira ser "recuperada".
BRUNA VASCONCELLOS RIBEIRO 3°A
O Futuro Para Amazônia é o Bolsa floresta,uma das idéias inventada para melhorar o bem estar do planeta, essa idéia foi adotada por vários países que teve resultado positivo, essa bolsa funciona da seguinte maneira, O governo paga uma remuneração aos pequenos proprietários, em troca deixam a floresta preservada. Esse um tipo de Idea que poderia dar certo no Brasil, dessa forma não acabaria com o meio de trabalho naturais de muitos ribeirinhos. Será de 20% da floresta amazônica esta desmatada, hoje não serve mais para nada anão ser de pastagem para criação de gado, produção essa que vem tomando conta da região norte, se a idéia da bolsa floresta for realmente investida e adotada no Brasil, obviamente ira estantanca a grande produção de criação de gado e tornando assim favora vel. aos moradores e ao planeta.
ResponderExcluirLauani Rocha nº19 serie 3ºano A
Nos últimos 20 anos a floresta Amazônica perdeu uma área maior que a Itália. Devemos preservar a Amazônia, pois por meio de evaporação ela produz um volume de vapor d’água que responde pela formação de 60% da chuva que cai sobre muitas regiões brasileiras. Segundo o IBAMA, a fertilidade natural do solo é baixa. A floresta Amazônica é um ecossistema auto-sustentável e ela se mantém com seus próprios nutrientes num ciclo permanente.
ResponderExcluirA destruição da floresta, além de reduzir a biodiversidade do planeta, causa erosão do solo, libera gás carbônico para a atmosfera, e a redução da umidade faz reduzir as chuvas. No mês de maio foram devastados 268km2 da floresta Amazônica (formação obtida pelo INPE através do sistema DETER), tão contrário do que o governo havia dito: “O desmatamento esta sob controle”.
Podemos até saber da atual situação da Amazônia, mas pela ganância de muitos, e pelo desinteresse do governo em preservar a floresta, o desmatamento está aumentando cada vez mais. Não basta criar leis somente para enfeitarem papéis, elas devem ser colocadas em práticas, antes de tudo eles devem criar leis para as leis, ou seja, leis para leis serem seguidas, não tão rigorosamente, mas pelo menos para controlar um pouco do desmatamento.
Elisângela Bagatin nº11
3º ano A
Em minha opinião, o INCRA promovendo assentamentos de sem- terras no meio das florestas não é bom, porque por melhor que essas pessoas possam cuidar desse pedaço que elas ganharam elas sempre terão vontade de desmatar a floresta, pois eles não conseguindo sobreviver com a lida da terra eles irão acabar por desmatar tudo.Apesar de não muito lembrada essa questão da ação do INCRA e os sem-terras respondem sozinhas por 20% dos desmatamentos registrados na região.Mas isso acaba gerando muitas mortes também,pois pessoas revoltadas com situações assim acabam entrando em guerras com os sem-terras. A cada dia que passa está ficando pior, a celeuma sobre o aumento do desmatamento na Amazônia foi relatada por um boletim de janeiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que estimou o sumiço de 7 000 quilômetros quadrados de Floresta Amazônica, ou seja, por mais que eles façam leis proibindo não adianta nada, por que a cada dia que passa nossas florestas estão se acabando e o que estão fazendo a respeito?
ResponderExcluirNome: Luana Silva Babora n°21
Ana carla
ResponderExcluirolá!
gostei muito das reportagens da revista veja,pois nestas foram relatas circustâncias que até então eu desconhecia.Percebo que o mundo está focado na Amazônia e pouco se faz o Brasil para tentar erradicar o desmatamento.Esta afirmação tem fundamento quando analisamos que o desmatamento vem aumentando principalmente na região norte, e no estado do Mato grosso, devido aos incentivos fiscais que ali tiveram e a expansão da agropecuária.Os esforços que estão sendo feitos da parte do governo são ineficientes, pois não há profissionais suficientes para uma fiscalização mais severa no intuito de responsabilizar aqueles que derrubam a mata.
Todos estão cientes que a nossa vegetação está desaparecendo, por isso cabe a nós encontramos soluções mais efetivas e vez de deixar tudo nas mãos do governo.
Ana Carla da Silva Santos N°04
Concordo plenamente com você Ana Carla, pois se formos deixar tudo nas mãos do governo muita coisa não vai pra frente e assim a situação só tende a piorar. Nós como cidadãos brasileiros possuímos a mata amazônica que é uma das três grandes florestas tropicais do mundo e a maior floresta delas, enquanto perde em tamanho para Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas. Temos que está ciente do que fazemos, todos devemos que nos conscientizar em relação ao meio ambiente, pois é dele que vem a sustentabilidade do planeta.
ResponderExcluirBjbj. :*
De acordo com um artigo da revista veja os fazendeiros estabelecidos na região Amazônica não são criminosos porque derrubam parte da floresta para tocar seu negócio. Eles contribuem para o desenvolvimento da Amazônia, criam empregos e somam pontos ao PIB do país.
ResponderExcluirO que precisa ser combatido é o desmatamento selvagem as escondidas dos órgãos ambientais. Para que isso fosse possível seria necessária uma maior atenção dos órgãos ambientais nesse aspecto, ou seja, uma fiscalização mais atenta e com as devidas punições. Também seria interessante adotar uma forma de desenvolvimento sustentável para a região, provocando menos danos.
Simone Moreira 3ºAno "A"
Em teoria, os que não moram na amazônia sabem do desmatamento que há aqui, assim eles apelam ao governo local que tomem medidas que possam equilibrar a balança entre desmatamento e progresso.
ResponderExcluirE quem seria o vilão? Não podem ser os fazendeiros, porque eles vieram para cá e desmataram para progredir, tudo com o consentimento do governo. Há! Então os vilões são aqueles que desmatam ilegalmente, sem nenhuma autorização do Ibama. Desse modo é fácil achar em quem por a culpa. Mas será mesmo que essas pessoas que desmatam ilegalmente fazem isso só por querer acabar com a floresta, claro que não, eles têm famílias para alimentar e moram em cidades com pouquíssimos progressos. E para exemplificar, posso citar a cidade de Cujubim no interior de Rondônia, em que sua economia esta baseada na extração madeireira. E com o plano "Arco de Fogo", em que a SEDAM fechou e multou várias madeireiras locais; acabou por gerar uma alta taxa de desemprego e um desaquecimento na economia local, que já era baixa. Ou seja, quem está de fora pensa que é só punir, e só assim eles irão aprender a cuidar da floresta, mas ninguém pensa em como ajudar essas pequenas cidades que dependem da extração, a mudar o seu eixo econômico para outras áreas de atividades econômicas, e então diminuir gradativamente a exploração da floresta com manejos muito bem planejados.
Isaak de Oliveira Machado Nº: 16 Turma: 3º A
Boa Noite, como voce esta professora Telma ?
ResponderExcluirConcorco com voce Simone Moreira o que precisa ser combatido é o desmatamento selvagem as escondidas dos orgãos ambientais.
As atividades como agropecuaria, agroindustrias, causam danos ao meio ambiente sim, mais o desmatamento exarcebado que é o foco do problema.
Infelizmente o brasileiro nao esta interessado em preservar o mundo em que vive, ou mater em pé a floresta Amazônoica, mais sim no negocio que trará lucros para ele.
É triste pensar, no que vai acontecer com região que é o lar de cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos,dezenas de milhares de plantas e cerca de 2.000 aves e mamiferos,40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 de répteis. Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia
Boas Ferias !
Olá.
ResponderExcluirOs fazendeiros derrubam a mandado do governo, não acho que eles sejam os culpados já que foi o governo que mandou, porém o governo estava errado?? Não era o começo de uma nova cidade, agora ele vem prejudicar os agricultores que estavam desmatando para tocar os negócios, alguns serão penalizados e ainda terão que reservar uma floresta, além dos agricultores que trabalham legalmente e sofrem pena temos os trabalhadores ilegais que retiram madeira fora dos olhos do IBAMA, esses sim são os verdadeiros culpados, sendo que nós da cidade também temos culpa, não diretamente nós jovens, mas nossos pais e avós sim.
Concluindo, estavamos procurando um espaço e o governo mandou desmatar a culpa intão é do governo, e dos trabalhadores ilegais que retiram madeira sem contatar o IBAMA.
Vithor Fiala 3ªº A HVL
Bom dia professora , como anda as férias ? espero que esta ótimo , belo dia hoje né ;]
ResponderExcluirBom concordo com Isaack, não quem são realmente os vilões, mais sabemos que se não tomar uma providencia logo pois o desmatamento irá agravar ainda mais o desenvolvimento sustentável, A floresta e uma mata diversificada com vários animais e uma bela mata, muitos fazendeiros precisam de um pedaço de terra para explorá-lo e desmatar , e suas conseqüências serão afetadas no meio ambiente, não há uma fiscalizada boa para fiscalizar os agricultores que trabalham no que é ilegal , se o governo não toma providencia quem tomará ? O governo só pensa em roubar dinheiro de pobre pessoas indefesas. A grande causa desse problema é a Desorganização governada por um político despreparado para assumir um cargo
Boa Tarde (:
ResponderExcluirO que antigamente parecia apenas uma estratégia de colonização se tornou hoje um das maiores preocupações da humanidade. O grande coração do mundo, aonde se encontra a maior biodiversidade de espécies, sofre com impactos ambientais. O governo já foi um dos grandes “motivadores do desmatamento”, por lucrar com a transformação de florestas em pastos e urbanização. O foco na Amazônia deixa pessoas do mundo todo comentando sobre medidas que deveriam ser adotadas. Sendo a Amazônia a ultima esperança de sobrevivência, deixa o pensamento de que muitos se importam com a floresta amazônica, afinal já desmataram o bastante em outras regiões. Agora o Governo Federal busca projetos e maneiras de controlar a devastação da Amazônia. É prudente lembrar que não apenas o governo tem sua parte de responsabilidade, a população também deve agir a favor da vida.
Poliana Kéroly Kreuzberg 3ºA nº25
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDesmatar. Porque uma simples ato recebe tanto enfoque?
ResponderExcluirPara progressos em regiões como a amazônia é de extrema importância que se pratique esse ato. Ato esse que na história brasileira sempre foi de extrema importância para a economia do país, de forma que a primeira atividade com notáveis lucros na então colônia portuguesa foi a extração de uma espécie de arvore para tingir tecidos.
O Brasil não pode se desenvolver de uma forma homogênea, causando uma variação de datas para o desenvolvimento de suas regiões. No caso da região amazônica esse desenvolvimento começou recentemente, porem estamos no século XXI onde as preocupações com o meio ambiente ganharam destaque, como consequência esta região esta sofrendo uma forma de bloqueio em relação ao progresso. Crescer é necessário!, sem impacto? Quase impossível. Uma solução intermediária? Talvez, é o mais perto que podemos chegar em relação crescimento-X-impacto.
Álisson Pereira de Campos nº02 3ºA
Boa noite!!
ResponderExcluirEu começo a discutir esse tema com uma pergunta, com que motivo devemos preservar a Amazônia? Poderíamos responde que a Amazônia e o “pulmão do mundo”, mas sabemos que não e bem assim. Todos nós sabemos quanto à floresta e importante tanto a sua biodiversidade e também a sua função de regulador de temperatura e purificação do ar, retirando o CO2 que utiliza na fotossíntese e liberando o oxigênio, mas não na quantidade que justificasse a quantidade existente na atmosfera.
Uma das preocupações do mundo e a preservação da floresta amazônica com uma área de 5.500.000km². Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela,Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).
O planeta começou a perceber que o nosso ecossistema esta frágil, as grandes indústrias produz que hoje representa uma grande parte da poluição existente no mundo outro fator que faz aumentar a poluição e as grandes frotas de veículos, hoje nas metrópolis percebemos um nível altíssimo de poluição, a natureza nessas áreas e exista.
Devemos parar o desmatamento na Amazônia para garantimos a biodiversidade do planeta Terra, mas devemos procurar alguma forma de diminuir a poluição das grandes indústrias que essas sim poluem o nosso planeta, e todos nós sabemos que esses grandes poluentes localizam nas regiões que representa uma vasta economia como EUA.
Embaixo encontra-se uma lista que mostra os grandes emissores de poluentes só no Sector da Energia (toneladas de CO2).
1) E.U.A. – 2530 milhões de toneladas
2) China – 2430 milhões de toneladas
3) Rússia – 600 milhões de toneladas
4) Índia – 529 milhões de toneladas
5) Japão – 363 milhões de toneladas
6) Alemanha – 323 milhões de toneladas
7) Austrália – 205 milhões de toneladas
8) África do Sul – 201 milhões de toneladas
9) Reino Unido – 192 milhões de toneladas
10) Coréia do Sul-168 milhões de toneladas
WESLEY CAVALCANTE N33 3A
E claro que não é de hoje que o governo vem passando informações, que não são verdadeiras, com o proposito de deixar a população menos preocupada, e mostra que eles estão realmente preocupados com o futuro do meio-ambiente.
ResponderExcluirNa verdade de todos os textos apresentados apenas concordo com o primeiro e o terceiro, que por mais que as noticias sejam de grande impacto, às vezes devemos agir de tal maneira para impressionar as pessoas com a esperança de eles comecem a tomar atitudes.
Sobre as outras reportagens a informações que são difíceis de acreditar, como a segunda reportagem, que fala: O desmatamento esta controlado, isso é extremamente um absurdo, todos nós sabemos que o desmatamento não só na Amazônia, mas sim em vários locais do mundo estão completamente descontrolados, sem nenhuma observação que possa impedir esse avanço.
Na quarta reportagem, fala de algo que mostra contradição com a lei, à lei permite que haja a derrubada de árvores, mas para isso precisa de uma licencia, e o grande problema é que a várias pessoas que estão agindo fora da lei.
Na quinta reportagem fala que a ganância dos fazendeiros contribui muito para o desmatamento, mas o principal é o governo. Acho que desde os pequenos agricultores até os grandes, são responsáveis pelo desmatamento, claro que uns mais que os outros, o único problema que as leis não são cumpridas e nem são rigorosas com devem ser.
Na sexta reportagem e um das opções mais radicais que alguém poderia tomar, por que da pra entender que tem que tirar toda a população da Amazônia e deixa virar tudo floresta pra que ela volte ao normal. Na verdade há varias maneiras de ter a população vivendo em harmonia com a floresta, alguns exemplos seriam projetos como: manejos, ter a bio-sustentabilidade e entre outros.
Na minha opinião mesmo com o novo código florestal, não ira mudar em nada, pois apenas o governo elabora e ira pôr em vigor, pra que isso desse certo, deveria haver um debate entre ambientalistas, o governo, os agricultores e principalmente os habitantes da região, com isso todos iriam tentar entrar em um acordo, onde não haveria nenhum lado que não ficasse de acordo.
Erick Jhony Nº 13 3A