O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San Diego State University (SDSU) pelo professor Bernard Dodge e seu colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March, no âmbito das atividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology". Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, conceito por vezes traduzido como Aventura na web ou Desafio na web. A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Ou seja, são atividades preparadas pelos docentes, onde a maioria os recursos para resolver as tarefas podem ser encontrados (em grande parte) na Internet.
Webquest 3 - Construindo um DOSSIÊ - Clique AQUI
Elaborada pela profª Especialista Telma Oliveira Medeiros,com apoio técnico pedagógico da profª Especialista Maria Cecília Correa de Andrade, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia, envolvendo alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio no ano de 2013.
Clique aqui - Repórter Brasil Explica conflito entre israelenses e palestinos
Clique aqui - Pátria Proibida (Trailer) - Drama dos refugiados de Guerra
Webquest 2 - Rondônia – Conhecer e Empreender Webquest 3 - Construindo um DOSSIÊ - Clique AQUI
Elaborada pela profª Especialista Telma Oliveira Medeiros,com apoio técnico pedagógico da profª Especialista Maria Cecília Correa de Andrade, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia, envolvendo alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio no ano de 2013.
Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano A.
Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano B.
Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano D.
Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano I.
Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano J.
Links para os dossiês do 3º bimestre - 1º anoClique aqui - Repórter Brasil Explica conflito entre israelenses e palestinos
Clique aqui - Pátria Proibida (Trailer) - Drama dos refugiados de Guerra
Webquest
3
-
Construindo
um
DOSSIÊ
INTRODUÇÃO
Sejam
bem vindos!
Através
desta atividade proposta na aula de Geografia, será possível todos
os alunos participantes percorrerem um longo processo investigativo,
ao qual, poderá ser desenvolvido em grupo de até três componentes.
Neste
caso, usaremos a internet para favorecer a agilidade e a praticidade,
além de associar este desafio aos campos políticos, econômicos,
históricos, científicos e culturais.
Estamos
falando da construção de um DOSSIÊ que significa um conjunto de
documentos referentes a certo processo ou a determinado
assunto,reunidos e organizados em um arquivo ou pasta.
Os
temas para escolha estarão disponíveis no link TAREFA.
TAREFA
Após
assistir na sala de projeção os filmes sobre os temas, os alunos
deverão:
-
Reunir- se em grupos de até 3 componentes;
-
Escolher um dos seguintes temas :
Guerra
Fria,
Formação
Territorial
dos
Estados
Unidos,
Europa
após
a
Guerra
Fria,
A
nova
ordem
mundial,
Globalização
econômica
e
cultural,
Conflito
entre
Estados
Unidos
e
Coreia
do
Norte
e
Queda
do
Muro
de
Berlim.
-
Elaborar um Dossiê, que será entregue a professora na data
combinada
ATENÇÃO:
Para
a execução deste trabalho, o grupo deverá observar todas
as
etapas apresentadas aqui: Introdução, tarefa, processo, avaliação
e conclusão
PROCESSO:
1.
Escolher o tema e reunir em uma pasta ou arquivo, fotos, mapas,
imagens, charges, gráficos, matérias jornalísticas, letras de
músicas, resenhas de filmes e/ou livros etc.
- Após a capa (modelo da escola), é necessário redigir um texto de apresentação do tema do dossiê, destacando a importância no contexto político, econômico e histórico.
- Para cada imagem inserida, deve existir um título, a fonte (referência de onde você pesquisou) e um comentário pessoal descrevendo a ligação da imagem ao tema.
- O dossiê deve apresentar informações obedecendo uma sequência cronológica dos
fatos
que se relacionam ao tema e apresentar, no mínimo, seis referência
na pesquisa.
Dicas
de
sites
para
pesquisa:
Procurem
pesquisar os temas com o mais amplo referencial possível, utilizando
pesquisas em jornais (Folha de São Paulo, Estadão) sites de
notícias (Terra, Uol, G1, MSN) e revistas (Super Interessante,
Negócios, História, GEO, Veja etc) e sites destinados a preparação
dos estudantes para o ENEM (Brasil Escola, Alunos on line) além de
artigos científicos publicados.
AVALIAÇÃO:
No
processo avaliativo, serão considerados os seguintes critérios e
pontuação:
Incompleto
|
Bom
|
Excelente
|
|
Texto
de apresentação do tema
|
0,2
|
0,3
|
0,5
|
Textos
referentes à
interpretação
das
imagens/fotos
etc.
|
1,0
|
1,5
|
2,0
|
Mínimo
de fontes pesquisadas (seis)
|
0,2
|
0,5
|
0,5
|
Valor
total do dossiê
|
-
|
-
|
3,0
|
CONCLUSÃO:
A
elaboração de um dossiê não é uma tarefa fácil. No entanto,
alguns
verbos podem exprimir a riqueza intelectual que esta atividade pode
proporcionar:
articular,
construir, analisar, comparar, identificar.
O
desenvolvimento dessa atividade tem como finalidade
estimular
o desenvolvimento das habilidades de identificar e articular
perspectivas pessoais sobre um assunto.
Interdisciplinar – Geografia Geral e Regional/Rondônia, elaborada pela profª Telma Oliveira Medeiros, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia.
Link para a Webquest:
WEBQUEST – RONDÔNIA – CONHECER PARA EMPREENDER
INTRODUÇÃO
O Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Rondônia é um
instrumento de planejamento e gestão territorial para ordenar o processo de
ocupação humana, o uso sustentável dos recursos naturais, além de orientar os
investimentos governamentais considerando a participação da sociedade. Este
instrumento foi instituido pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981.
A presente proposta de trabalho com webquest tem como objetivos compreender o Zoneamento Sócio-Econômico ee Ecológico de Rondônia através da elaboração de um projeto empreendedor, focalizando os aspectos evidenciados na Lei do Zoneamento de Rondônia e utilizar os recursos didático-pedagógicos para identificar as potencialidades e vulnerabilidades econômicas no Estado de Rondônia.
A presente proposta de trabalho com webquest tem como objetivos compreender o Zoneamento Sócio-Econômico ee Ecológico de Rondônia através da elaboração de um projeto empreendedor, focalizando os aspectos evidenciados na Lei do Zoneamento de Rondônia e utilizar os recursos didático-pedagógicos para identificar as potencialidades e vulnerabilidades econômicas no Estado de Rondônia.
TAREFA
1 – Caracterização geral do
Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Rondônia. (Consultar links abaixo)
2 – Identificação e caracterização da
zona sorteada (mapas e figuras com imagens selecionadas das paisagens e
atividades econômicas indicadas no zoneamento e/ou importantes na zona em
foco).
2.1 – Características físicas,
sociais, econômicas e ecológicas da zona e subzona que favorecem o
empreendimento.
2.2 – Identificação das fragilidades e potencialidades da zona e subzona
em estudo.
2.3 - Apresentar mapas e imagens destacando a localização geográfica da
zona, o local do empreendimento e paisagens que representem o futuro local.
3 – Apresentação de um plano de
estudo ambiental através da escolha de uma atividade econômica identificada no
zoneamento como propícia para as características da zona.
3.1 – Escolher um nome de fantasia
para o negócio.
3.2 – Identificar o tipo de negócio
escolhido (hotel voltado para o ecoturismo, fazenda para criação de gado,
fazenda com cultivo agroflorestal, apicultura, suinocultura, piscicultura,
indústria de chocolates etc.
4 - Identificar os possíveis impactos
ambientais do empreendimento.
5 – Como será feita a propaganda do
empreendimento (argumentos para vender o produto considerando ser produzido na
AMAZÔNIA).
6 - O trabalho deverá ser apresentado à turma, no formato power point e uma cópia no word deve ser entregue a professora. A versão no word não deverá ser necessariamente impressa.
6 - O trabalho deverá ser apresentado à turma, no formato power point e uma cópia no word deve ser entregue a professora. A versão no word não deverá ser necessariamente impressa.
Links para pesquisas:
http://www.milare.adv.br/artigos/zoneamb.htmhttp://www.fiero.org.br/downloads/anexos/proj_diagnostico_rondonia.pdf ( a partir da pág. 14)
http://www.mp.ro.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=49484&folderId=67816&name=DLFE-38474.pdf (a partir da pág. 33)
www.dpi.inpe.br/teses/simeao/cap5.pdf
PROCESSO
A elaboração de planos empreendedores com foco no uso das diretrizes
encontradas no Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia teve
embasamento em pesquisas documentais, utilizando a Lei Nº 312, de 06 de maio de
2005, do Estado de Rondônia.
1ª Etapa - Apresentação do conceito de Zoneamento e de fontes de
pesquisas na sala de projeções da escola;
2ª Etapa - Divisão das turmas em equipes e sorteio das três zonas a
serem estudadas;
3ª Etapa - Disponibilização da
webquest no site da escola (www.escolaheitor.net) e apresentação das atividades
a serem desenvolvidas, através da webquest;
4ª Etapa - Agendamento do Laboratório
de Informática da Escola e pesquisa orientada pela professora, considerando a análise das
potencialidades e vulnerabilidades da zona sorteada, a representação através de
mapas, facilitando e fotografias das paisagens geográficas.
5ª Etapa - Pesquisa e seleção de uma
atividade econômica a ser desenvolvida em uma área geográfica da referida zona
sorteada, definido os seguintes passos: nome do empreendimento, justificativa,
objetivos, público alvo e informações geoeconômicas da zona escolhida.
6ª Etapa - Continuação das pesquisas
e elaboração do projeto;
7ª Etapa - Revisão e conclusão da
proposta no Laboratório de Informática;
8ª Etapa - Apresentação das
atividades em forma de seminário no auditório da Escola;
9ª Etapa - Disponibilização dos
resultados no blog da Profª Telma Oliveira (http://professoratelma2010.blogspot.com/)
AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos será
contínua, a partir da proposta estabelecida, envolvendo a participação em sala
de aula, no laboratório de informática e na apresentação dos resultados finais,
considerando a pertinência do empreendimento escolhido com as potencialidades
da zona sorteada para desenvolver as atividades. Os resultados serão avaliados
conforme o desenvolvimento dos itens propostos na tabela abaixo:
SÍNTESE DE AVALIAÇÃO FORMAL DO PROJETO
|
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
Características geográficas da zona
|
3,0
|
Fragilidades e potencialidades da zona
|
2,0
|
Mapa e Fotografias da zona
|
1,0
|
Nome do empreendimento
|
1,0
|
Impactos ambientais causados pelo empreendimento
|
2,0
|
Argumentação para comercializar o produto (Propaganda)
|
1,0
|
SÍNTESE DE AVALIAÇÃO FORMAL DO PROJETO
|
|
INDICADORES
|
PONTUAÇÃO
|
Características geográficas do zoneamento
|
3,0
|
Fragilidades e potencialidades da zonas (1, 2 e 3)
|
2,0
|
Mapa e Fotografias das zonas
|
2,0
|
Principais impactos ambientais nas zonas (1, 2 e 3)
|
3,0
|
Os resultados também serão avaliados
a partir da estrutura dos trabalhos entregues na versões word e power point.
CONCLUSÃO
Os aspectos positivos dessa proposta estão ancorados numa aprendizagem
significativa para o desenvolvimento intelectual de futuros empreendedores,
onde o papel da escola é orientar para o conhecimento de normativas que
conduzam o entendimento dos impactos das tecnologias associadas às Ciências
Humanas sobre os processos de produção.
O desenvolvimento de atividades em grupo também
conduz para a valorização da importância das tecnologias contemporâneas de
comunicação e informação no planejamento e gestão, fortalecendo o papel da
escola na formação profissional e ética da sociedade que queremos ter.
Webquest 1 – TALKING ABOUT - Interdisciplinar - Geografia e Língua Inglesa, elaborada pela profª Telma Oliveira Medeiros e pelo profº Marcos Pereira, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia.
Link: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=338&id_pagina=1
Muito interessante o seu trabalho, estou pesquisando novas metodologias e achei incrível. Parabéns!
ResponderExcluir