Sábias palavras de Rubem Alves

"Saber é poder. Sem o poder do saber, o jardim não pode ser plantado."
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas: Verus, 2003.

WEBQUESTS

O que é uma webquest?

O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San Diego State University (SDSU) pelo professor Bernard Dodge e seu colaborador (ex-aluno de graduação) Thomas March, no âmbito das atividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology". Esta estratégia educativa concretiza-se em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web, conceito por vezes traduzido como Aventura na web ou Desafio na web. A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Ou seja, são atividades preparadas pelos docentes, onde a maioria os recursos para resolver as tarefas podem ser encontrados (em grande parte) na Internet.

Webquest 3 -  Construindo um DOSSIÊ - Clique AQUI
Elaborada pela profª Especialista Telma  Oliveira Medeiros,com apoio técnico pedagógico da profª Especialista Maria Cecília Correa de Andrade, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia, envolvendo alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio no ano de 2013. 


Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano A.

Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano B.

Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano D.

Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano I.

Resultado das avaliações dos dossiês do 1º Ano J.

Links para os dossiês do 3º bimestre - 1º ano
Clique aqui -  Repórter Brasil Explica conflito entre israelenses e palestinos 
Clique aqui -   Pátria Proibida (Trailer) - Drama dos refugiados de Guerra



Webquest 3 Construindo um DOSSIÊ


INTRODUÇÃO
Sejam bem vindos!
Através desta atividade proposta na aula de Geografia, será possível todos os alunos participantes percorrerem um longo processo investigativo, ao qual, poderá ser desenvolvido em grupo de até três componentes.
Neste caso, usaremos a internet para favorecer a agilidade e a praticidade, além de associar este desafio aos campos políticos, econômicos, históricos, científicos e culturais.
Estamos falando da construção de um DOSSIÊ que significa um conjunto de documentos referentes a certo processo ou a determinado assunto,reunidos e organizados em um arquivo ou pasta.
Os temas para escolha estarão disponíveis no link TAREFA.


TAREFA

Após assistir na sala de projeção os filmes sobre os temas, os alunos deverão:
- Reunir- se em grupos de até 3 componentes;
- Escolher um dos seguintes temas :
Guerra Fria,
Formação Territorial dos Estados Unidos,
Europa após a Guerra Fria,
A nova ordem mundial,
Globalização econômica e cultural,
Conflito entre Estados Unidos e Coreia do Norte e
Queda do Muro de Berlim.
- Elaborar um Dossiê, que será entregue a professora na data combinada

ATENÇÃO:
Para a execução deste trabalho, o grupo deverá observar todas
as etapas apresentadas aqui: Introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusão

PROCESSO:

1. Escolher o tema e reunir em uma pasta ou arquivo, fotos, mapas, imagens, charges, gráficos, matérias jornalísticas, letras de músicas, resenhas de filmes e/ou livros etc.
  1. Após a capa (modelo da escola), é necessário redigir um texto de apresentação do tema do dossiê, destacando a importância no contexto político, econômico e histórico.
  2. Para cada imagem inserida, deve existir um título, a fonte (referência de onde você pesquisou) e um comentário pessoal descrevendo a ligação da imagem ao tema.
  3. O dossiê deve apresentar informações obedecendo uma sequência cronológica dos
fatos que se relacionam ao tema e apresentar, no mínimo, seis referência na pesquisa.

Dicas de sites para pesquisa:
Procurem pesquisar os temas com o mais amplo referencial possível, utilizando pesquisas em jornais (Folha de São Paulo, Estadão) sites de notícias (Terra, Uol, G1, MSN) e revistas (Super Interessante, Negócios, História, GEO, Veja etc) e sites destinados a preparação dos estudantes para o ENEM (Brasil Escola, Alunos on line) além de artigos científicos publicados.

AVALIAÇÃO:
No processo avaliativo, serão considerados os seguintes critérios e pontuação:



Incompleto
Bom
Excelente
Texto de apresentação do tema
0,2
0,3
0,5
Textos referentes à
interpretação
das imagens/fotos etc.
1,0
1,5
2,0
Mínimo de fontes pesquisadas (seis)
0,2
0,5
0,5
Valor total do dossiê
-
-
3,0


CONCLUSÃO:

A elaboração de um dossiê não é uma tarefa fácil. No entanto,
alguns verbos podem exprimir a riqueza intelectual que esta atividade pode proporcionar:
articular, construir, analisar, comparar, identificar.
O desenvolvimento dessa atividade tem como finalidade
estimular o desenvolvimento das habilidades de identificar e articular perspectivas pessoais sobre um assunto.

Webquest 2 - Rondônia – Conhecer e Empreender 
Interdisciplinar – Geografia Geral e Regional/Rondônia, elaborada pela profª Telma  Oliveira Medeiros, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia. 

Link para a Webquest: Clique aqui


WEBQUEST – RONDÔNIA – CONHECER PARA EMPREENDER

INTRODUÇÃO
O Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Rondônia é um instrumento de planejamento e gestão territorial para ordenar o processo de ocupação humana, o uso sustentável dos recursos naturais, além de orientar os investimentos governamentais considerando a participação da sociedade. Este instrumento foi instituido pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981.
         A presente proposta de trabalho com webquest tem como
objetivos compreender o Zoneamento Sócio-Econômico ee Ecológico de Rondônia através da elaboração de um projeto empreendedor, focalizando os aspectos evidenciados na Lei do Zoneamento de Rondônia e utilizar os recursos didático-pedagógicos para identificar as potencialidades e vulnerabilidades econômicas no Estado de Rondônia.

TAREFA
1 – Caracterização geral do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico de Rondônia. (Consultar links abaixo)
2 – Identificação e caracterização da zona sorteada (mapas e figuras com imagens selecionadas das paisagens e atividades econômicas indicadas no zoneamento e/ou importantes na zona em foco).
2.1 – Características físicas, sociais, econômicas e ecológicas da zona e subzona que favorecem o empreendimento.
2.2 – Identificação das fragilidades e potencialidades da zona e subzona em estudo.
2.3 - Apresentar mapas e imagens destacando a localização geográfica da zona, o local do empreendimento e paisagens que representem o futuro local.
3 – Apresentação de um plano de estudo ambiental através da escolha de uma atividade econômica identificada no zoneamento como propícia para as características da zona.
3.1 – Escolher um nome de fantasia para o negócio.
3.2 – Identificar o tipo de negócio escolhido (hotel voltado para o ecoturismo, fazenda para criação de gado, fazenda com cultivo agroflorestal, apicultura, suinocultura, piscicultura, indústria de chocolates etc.
4 - Identificar os possíveis impactos ambientais do empreendimento.
5 – Como será feita a propaganda do empreendimento (argumentos para vender o produto considerando ser produzido na AMAZÔNIA).
6 - O trabalho deverá ser apresentado à turma, no formato power point e uma cópia no word deve ser entregue a professora. A versão no word não deverá ser necessariamente impressa.
Links para pesquisas:
http://www.amazonia.org.br/guia/index.cfm?cat_id=44&subcat_id=186&siteid=2
www.dpi.inpe.br/teses/simeao/cap5.pdf

PROCESSO

A elaboração de planos empreendedores com foco no uso das diretrizes encontradas no Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Rondônia teve embasamento em pesquisas documentais, utilizando a Lei Nº 312, de 06 de maio de 2005, do Estado de Rondônia.

1ª Etapa - Apresentação do conceito de Zoneamento e de fontes de pesquisas na sala de projeções da escola;
2ª Etapa - Divisão das turmas em equipes e sorteio das três zonas a serem estudadas;
3ª Etapa - Disponibilização da webquest no site da escola (www.escolaheitor.net) e apresentação das atividades a serem desenvolvidas, através da webquest;
4ª Etapa - Agendamento do Laboratório de Informática da Escola e pesquisa orientada pela professora, considerando a análise das potencialidades e vulnerabilidades da zona sorteada, a representação através de mapas, facilitando e fotografias das paisagens geográficas.
5ª Etapa - Pesquisa e seleção de uma atividade econômica a ser desenvolvida em uma área geográfica da referida zona sorteada, definido os seguintes passos: nome do empreendimento, justificativa, objetivos, público alvo e informações geoeconômicas da zona escolhida.
6ª Etapa - Continuação das pesquisas e elaboração do projeto;
7ª Etapa - Revisão e conclusão da proposta no Laboratório de Informática;
8ª Etapa - Apresentação das atividades em forma de seminário no auditório da Escola;
9ª Etapa - Disponibilização dos resultados no blog da Profª Telma Oliveira (http://professoratelma2010.blogspot.com/)

AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos será contínua, a partir da proposta estabelecida, envolvendo a participação em sala de aula, no laboratório de informática e na apresentação dos resultados finais, considerando a pertinência do empreendimento escolhido com as potencialidades da zona sorteada para desenvolver as atividades. Os resultados serão avaliados conforme o desenvolvimento dos itens propostos na tabela abaixo:

SÍNTESE DE AVALIAÇÃO FORMAL DO PROJETO
INDICADORES
PONTUAÇÃO
Características geográficas da zona
3,0
Fragilidades e potencialidades da zona
2,0
Mapa e Fotografias da zona
1,0
Nome do empreendimento
1,0
Impactos ambientais causados pelo empreendimento
2,0
Argumentação para comercializar o produto (Propaganda)
1,0



SÍNTESE DE AVALIAÇÃO FORMAL DO PROJETO
INDICADORES
PONTUAÇÃO
Características geográficas do zoneamento
3,0
Fragilidades e potencialidades da zonas (1, 2 e 3)
2,0
Mapa e Fotografias das zonas
2,0
Principais impactos ambientais nas zonas (1, 2 e 3)
3,0



Os resultados também serão avaliados a partir da estrutura dos trabalhos entregues na versões word e power point.
CONCLUSÃO
Os aspectos positivos dessa proposta estão ancorados numa aprendizagem significativa para o desenvolvimento intelectual de futuros empreendedores, onde o papel da escola é orientar para o conhecimento de normativas que conduzam o entendimento dos impactos das tecnologias associadas às Ciências Humanas sobre os processos de produção.
O desenvolvimento de atividades em grupo também conduz para a valorização da importância das tecnologias contemporâneas de comunicação e informação no planejamento e gestão, fortalecendo o papel da escola na formação profissional e ética da sociedade que queremos ter.




Webquest 1 – TALKING ABOUT - Interdisciplinar - Geografia e Língua Inglesa, elaborada pela profª Telma Oliveira Medeiros e pelo profº Marcos Pereira, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, Ariquemes - Rondônia.  



Um comentário:

  1. Muito interessante o seu trabalho, estou pesquisando novas metodologias e achei incrível. Parabéns!

    ResponderExcluir