Sábias palavras de Rubem Alves

"Saber é poder. Sem o poder do saber, o jardim não pode ser plantado."
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas: Verus, 2003.

GEOGRAFIA DE RONDÔNIA

                                                                    

Ariquemes, 28 de novembro de 2013.
Boa tarde!
Após discutimos os conceitos e usos da bacias hidrográficas, vamos construir nosso próprio mapa da hidrografia de Rondônia com base nas informações do link abaixo. Para isso, usaremos um mapa mudo impresso que será ofertado a cada um de vocês.
Bom trabalho!
Materiais de apoio sobre bacias hidrográficas:
Referencial para Hidrografia-RO
Vídeo - Conceito de bacia hidrográfica
Vídeo - Usina de Jirau e \Santo Antônio

Usinas do Madeira - Reportagem Jornal da Globo (19.08.09)Video: Belo Monte

                        Professora Telma Oliveira Medeiros






Ariquemes, 20 de outubro de 2013.

                           
                                        GEOGRAFIA DE RONDÔNIA - 3º BIMESTRE/2013
                                                    ESCOLA HEITOR VILLA-LOBOS

        Caríssimos! Quero convidá-los para mais uma atividade dirigida. Já agradeço a colaraboração e boa vontade de aprender que vocês têm demonstrado! Vamos lá!!
        Esta é mais uma atividade  será iniciada  no Laboratório de Informática da Escola Heitor Villa-Lobos, nas aulas de Geografia de Rondônia.
        Sigam as etapas seguintes para desenvolver uma atividade que norteará descobertas incríveis sobre RONDÔNIA. BOM TRABALHO!!!!
ETAPAS: 
1 - copiar o mapa mudo de Rondônia. Pode ser este abaixo.


2 - Colar no PAINT e destacar os principais municípios de Rondônia: ARIQUEMES, Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará Mirim. (Usar as ferramentas para colorir os municípios no mapa);
3 - Recortar o mapa já colorido e abrir um arquivo no POWER POINT (geo_ro_2011_3a_joao_e_maria);
4 - Abrir um slide e fazer a capa (nomes completos) ver modelo no site http://www.escolaheitor.net/;
5 - Colar o mapa de Rondônia em outro slide e escrever os nomes dos municípios destacados;
6 - Dar um título adequado ao mapa;
7 - Para cada município destacado, criar um hiperlink no mapa para um slide que deverá apresentar características socioeconômicas e imagens do município;
8 - Para a pesquisa, sugerimos algumas referências:
www.censo2010.ibge.gov.br/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=11
http://www.vilhena.ro.gov.br/
http://www.ariquemes.ro.gov.br/
http://www.jiparana.ro.gov.br/
http://www.portovelho.ro.gov.br/
http://www.cacoal.ro.gov.br/
http://www.guajaramirim.ro.gov.br/
cacoalro.com.br/2011
9 - criar um hiperlink de volta para o mapa em cada um dos slides com informações socioeconômicas e imagens;
9 - Não esqueçam de registrar as referências pesquisadas;
11 - A atividade pode ser desenvolvida individual ou em dupla e valerá 3,0 (três) pontos, sendo considerada a seguinte pontuação: insuficiente (0,5), suficiente (1,0), bom (1,5), muito bom (2,5), considerando os critérios:
Qualidade das informações socioeconômicas
Organização na exposição escrita
Capacidade de síntese

Ariquemes - maio de 2013 - Referências: Rondônia / Década de 70

1 - INVENÇÃO DE RONDÔNIA: APONTAMENTOS PARA ESTUDO DAS
INSTITUIÇÕES ESCOLARES EM ROLIM DE MOURA http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT3%20PDF/INVEN%C7%C3O%20DE%20ROND%D4NIA%20APONTAMENTOS%20PARA%20ESTUDO%20DAS.pdf


2 - A CONTRA-REFORMA AGRÁRIA EM RONDÔNIA: colonização agrícola, expropriação e violência http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/vengrup/anais/1/Murilo%20Mendonca_NEAT-UFU.pdf


3 - A colonização em Rondônia e o meioambiente http://www.partes.com.br/socioambiental/colonizacaoemrondonia.asp


4 - Cotidiano Familiar no Processo de Colonização em Rondônia: PIC Ouro Preto http://www.primeiraversao.unir.br/atigos_pdf/250_.pdf


5 - A POLÍTICA PÚBLICA NO SETOR AGRÍCOLA EM RONDÔNIA: PROPOSTA DE REFORMULAÇAO FACE AO FENOMENO MIGRATORIO – http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/180/000078815.pdf?sequence=1


Um comentário:

  1. gostaria de saber seu email professora, para poder mandar o trabalho.

    ResponderExcluir