Sábias palavras de Rubem Alves

"Saber é poder. Sem o poder do saber, o jardim não pode ser plantado."
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas: Verus, 2003.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

7 BILHÕES DE HABITANTES NO PLANETA

 Questões certas no Enem!!!!!!
O tema POPULAÇÃO MUNDIAL deverá ter uma abordagem certa no ENEM. Sabem por quê?
Leiam esta reportagem http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml?page=0 pensando em identificar algumas habilidades que poderão ser exigidas na prova do Enem. Vocês poderão comentar a reportagem (ela é bem longa) e também tentar criar algumas habilidades (link para rever as habilidaes e competências http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem ). 
É importante também revermos algumas definições sobre a demografia, como por exemplo, as teorias demográficas.
Censo 2010: população do Brasil
Comentários sobre os resultados do Censo 2010.
Professora Telma Oliveira

17 comentários:

  1. Sete Bilhões de habitantes no planeta. Esse e o resultado da pesquisa, e provavelmente será de nove bilhoes em 2045, provavelmente essa deve ser uma das preocupações que muitos devem esta tendo neste momento. Realmente devemos começando a nos preocupar, pois a população esta crescendo de maneira acelerada, mesmo que muitas mulheres optem em ter apenas um ou dois filhos não esta sendo possível conter os números, se não haver uma preparação para poder a colher esses novos moradores obviamente ocorrera falta de infra-estruturar tornado cada vez mais difícil as chances de se conseguir um emprego, uma casa para mora, entre outras dificuldades que obviamente iremos encurta.
    lauani rocha nº19 3ano A.

    ResponderExcluir
  2. A população mundial chegará a Sete bilhões no dia 31 de Outubro de 2011, de acordo com a revisão de 2010. O fenômeno e chamado pelos demográficos de “transição demográfica”, e chega um momento em que todos os países se passam por isso. Nosso planeta esta ficando cheio e a população apartir de 31/10 contará com Sete bilhões, e deve atingir os países mais pobres.
    Segundo o diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, para reduzir a desigualdade e melhorar a qualidade de vida, será necessário adotar novas formas de estabelecer uma cooperação global sem precedentes. “A hora de agir é agora . As ações individuais, multiplicada muitas vezes, podem fazer um mundo de diferença. Junto somos Sete bilhões de pessoas, contamos uns com os outros”. Assim ele observou. Mas será que o planeta dará conta de sustentar tantas pessoas assim? Na maioria das vezes não podemos contar uns com os outros. E os alimentos não serão suficientes para todos, se com a população que tem, já é difícil, imagine então com Sete bilhões. Não será como Babatunde observou, a desigualdade poderá aumentar e não será boa a qualidade de vida de muitas pessoas.
    Elisângela Bagatin nº 11
    3º ano A

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Professora
    Sete Bilhões de habitantes no planeta é muita gente ( risos ) esse é o resultado da pesquisa, e provavelmente será de nove bilhões de habitantes em 2045, com o grande número de mulheres no mundo sendo 10 mulheres para 1 homem, o grande numero de gravidez teve um aumento desproporcional, se antes o grande índice de pessoas já estava levando estudiosos a dizer que iria chegar a escassez de alimentos, agora então, nem se fale.
    O mundo mudo de forma que tudo esta aumentando e se multiplicando, meninas de 14 anos gravidas, gerarão mais crianças ao decorrer de sua vida, aumentando assim o índice de pessoas no mundo, de acordo com o IBGE de 2010 Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.
    Então acredito que os estudiosos de antes, com o decorrer do tempo e de sua inteligencia conseguiu digamos que prever, o que muitos de hoje não conseguem enxergar.

    Aluna: Dilciane Kottwitz Nº 09

    ResponderExcluir
  4. Ana Carla da silva santos n°04
    Referente ao censo 2010

    A população brasileira continua a crescer mas num ritmo inferior,conforme comparado ao censo de 2000.Em relação ao crescimento das cidades brasileiras,a região norte vêm liderando.Não é de admirar esse crescimento, porquê as demais cidades dos estados
    apresentaram ao longo de sua história um crescimento muito rápido provocando um inchamento das cidades.Neste momento e viável que a região norte cresça,pois ela não sofre de super população .Houve mudanças também nas posições dos estados mais populosos, destaque para Manaus .

    ResponderExcluir
  5. Olá professora, tudo bem?
    Cabe as nós, nos preocuparmos um pouco com as gerações futuras, pois o crescimento acelerado da população mundial gerou uma pergunta capciosa com uma incógnita como resposta - quantas pessoas a terra pode suportar?
    O crescimento populacional é um efeito colateral inevitável, de todas as revoluções que aconteceram no planeta; as revoluções que a medicina sofreu para aperfeiçoamento, as revoluções tecnológicas, tudo isso contribui para uma vida longa e a oportunidade de mais filhos.
    O que resultou na pergunta; quantas pessoas a terra pode suportar? Uma vez que as fontes mais exploradas pelo homem estão esgotando: fontes de água, energia não-renovável como petróleo, estão acabando, os alimentos podem não ser o suficiente para alimentar a população de 13 385 bilhões de pessoas, segundo as estatísticas.
    Essa transformação na população pode desencadear uma serie de conflitos, onde a maior parte da população estará abaixo da linha da miséria.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite,
    Será que agora poderia entrar em jogo a Teoria Neomalthusiana,porque se a população mundial crescer assim e chegar a nove bilhoes em 2045, as preocupações podem aumentar,o avanço da medicina ajuda muito,porque existe mais curas, e com isso menos pessoas morrem.E realmente se a pupulação aumentar muito,a terra não pode ser capaz de produzir seus recursos naturais, o suficiente.

    Vou postar a teoria Neomalthusiana:

    Teoria Neomalthusiana
    É uma teoria que começa a se desenvolver nas primeiras décadas do século 20, baseada no pensamento de Malthus, razão pela qual passou a ser denominada de neomalthusiana.

    O neomalthusianismo somente se firmou entre os estudiosos da demografia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em função da explosão demográfica ocorrida nos países subdesenvolvidos. Esse fenômeno foi provocado pela disseminação, nos países subdesenvolvidos, das melhorias ligadas ao desenvolvimento da medicina, o que diminuiu a mortalidade sem, no entanto, que a natalidade declinasse.

    Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo.

    Para conter o avanço populacional, esses teóricos utilizam várias propostas, principalmente a da adoção de políticas visando o controle de natalidade, que se popularizaram com a denominação de Planejamento Familiar.

    Algumas medidas adotadas por entidades mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) nos países subdesenvolvidos, ajustadas a cada população, são exemplos de políticas de controle de natalidade: esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família bem-sucedida, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.

    ResponderExcluir
  7. Ola caros amigos, Boa tarde!
    O planeta vem se desenvolvendo de década a década, se continuarmos com esse crescimento demográfico em 2045 será de nove milhões de pessoas do mundo. Mas os fatores que não contribui e o crescimento da população, pois quanto mais aumenta mais forte é as preocupações, No entanto tem mais mulheres do que homens nas pesquisas postadas, a cada minuto há milhares de crianças nascendo, mais será que o planeta tem probabilidade de suportar mais crianças, acho que não, pesquisadores estão procurando possibilidades de o crescimento diminuir e possibilitar mais só irá valer se a população fazer a sua parte não a necessidade de a cada mulher ter mais de 2 filhos e olha que com essa quantidade o crescimento cresce.
    Mas com estimativa esperamos que diminua a porcentagem de pessoas a cada dia, mais com esse crescimento as pessoas vao ganhar sérios riscos pois podem ficar na (barriga da miséria).
    Beijos até a próxima.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), pode-se prever um serio problema mundial, o grande fluxo de natalidade e a melhor expectativa de vida têm-se uma estimativa de chegar aos 60 anos assim aumentando a população mais de 20%.
    Com o aumento exagerado da população vêm certos problemas como a falta de alimentos, empregos, e o principal falta d`água como alguns estudos comprova, um dos métodos encontrados por alguns países e a proibição de casais de ter mais de um filho esse e o caso da China, onde muitos pais migram para outro país para aumentar sua prole ou pagam a “taxa de planejamento familiar” que custa cerca de R$300.000.00 uma verdadeira fortuna.A meta do governo, em 1978, era de impedir 400 milhões de nascimentos de 1979 a 2011. De fato, até 2009, a taxa de crescimento populacional na China foi de 38,3%, abaixo da média mundial, de 53,3%, segundo dados das Nações Unidas e do Departamento de Estatísticas oficial da China.
    Alguns países procuram incentivar o uso de preservativos, inclusive cirurgias para diminuir o crescimento populacional.

    Wesley Cavalcante

    ResponderExcluir
  10. Uauuuuuu! Vamos por parte!
    A Bruna, fala de uma problemática sobre a Teoria Neomalthusiana que determina a redução da natalidade para resolver os problemas econômicos.
    Alguém pode acionar outra teoria, talvez a própria de Robert Thomas Malthus (Maltusiana) ou mesmo a Teoria Reformista. Aguardo.
    O Wesley põe em jogo as medidas adotadas pela China para conter os problemas sociais. Há controvérsias!! Quem se habilita????
    A Juliani destaca a capacidade que o planeta tem para suportar tantos habitantes. Há controvérsias!!! Quem poderá indicar algumas alternativas já em andamento para esta questão???
    E afinal, quem vai questionar a preocupante redução da natalidade entre os países ricos, suas causas e consequências????
    Que bom poder construir com vocês essas argumentações!!
    Profª. Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Antes de falar sobre o tema. Peço desculpas a você professora, por não ter feito este comentário antes. E também te parabenizo, pois achei muito interessante, e é algo que muitos não sabem.
    Agora vamos em partes.

    Já esta provado que a população mundial cresce absurdamente rápida, e que diversos países com grande concentração populacional está tentando a todo custo atingir metas para diminuir essa taxa.
    China por exemplo, possui atualmente a maior população do planeta que é de 1,3 bilhões, mas no seu caso ela conseguiu diminuir drásticamente seu crescimento populacional, na lei em que um casal só pode ter um único filho, com isto ela esta abaixo da linha de reposição.
    Agora no caso da Índia, sua população aumentou 11 vezes no século XX, e com o objetivo de diminuir esses dados o governo indiano traçou diversos planos sem sucesso, mas analisemos a condição de sua população ultimamente, pais não veêm interesse em mandar suas filhas à escola, e outro fator determinante é o de que a mulher que possui filhos ganha maior prestígio perante a sociedade.
    Pegamos o exemplo de algum país rico, porque a população nesses países vem apresentando índices de estagnação e até mesmo de redução?
    A resposta é óbvia, comparem o índice de educação, de saúde, de saneamento básico, de IDH, etc. Quando a população é mais esclarecida e sabe o que quer para sua vida, eles conseguem ter um excelente planejamento familiar. E é isso que falta nesses países com grande crescimento populacional, e não ficar somente preocupados em esterilizar ou proibir que seus habitantes tenham filhos.

    Isaak de Oliveira Machado 3º A.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O mundo vem passando por varias fases de super povoamento, que estão sendo combatidas de maneiras impróprias e inadequadas como se nota nos dias de hoje. Temos exemplo da China que tentou desacelerar sua população pela pratica de um criterioso e rigoroso controle de natalidade conhecido como “política de filho único”.
    Mas a realidade e que para praticar o controle de natalidade muitas crianças principalmente do sexo feminino morrem, pois existe um preconceito ao sexo neste país. Falam que o governo não aprova meios cruéis para estabelecer o controle da natalidade no país, mas na verdade os funcionários que fiscalizam o controle do governo são pressionados, a prender as mulheres grávidas e realizar o aborto.
    A teoria de Thomas Malthus (1798) com sua intensa preocupação em educar o povo a ter um planejamento familiar e ter um nível favorável de subsistência e a sua preocupação com as taxas de crescimento populacional, e as desigualdades sociais e econômicas vêm andando de maneira incontrolável nos sistemas institucionais. Ajudou muito sua teoria, mas não foi necessario para controlar a aglomeração de pessoas no mundo.
    A crise populacional precisa de varias discussões e debates, não só dos governantes que criam leis inadequadas e impróprias, mas da própria população que precisa esta consciente deste problema tão polemico, e não impor leis radicais que prejudicam e maltratam as famílias e as próprias gerações futuras.

    Nome: Waldemir Junior n°: 32

    E desculpe pela demora, foi um grande erro meu. Agradeço

    ResponderExcluir
  14. 7 bilhões de habitantes em um planeta! Superpopulação? Depende, se a população continuar a crescer sem nenhum controle e planejamento sim, mas se esse crescimento for rigorosamente controlado de forma que não chegue a faltar o mínimo necessário para a vida humana, não! pois o espaço no mundo ainda é aproveitado de forma muito falha, como por exemplo terras que não produzem nem 1/3 de sua capacidade.
    Em locais onde já encontra-se superpopulações cabe ao governo tomar medidas para o crescimento da população se estabilize de forma que não cause nem um desfalque futuro no país.
    O grande Problema é que medidas de controle da população costumam demorar décadas para representar um resultado significativo, e nem sempre impedem o crescimento populacional, nos dias de hoje é cabível que haja um enfoque em suportar a população futura já que reduzi-la é uma tarefa praticamente impossível.


    Álisson Pereira de Campos Nº02 3ºA

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião nos não deveríamos ficar se preocupando com a taxa de natalidade em todo o mundo, mas sim se preocupar com a qualidade de vida. Esse aumento desenfreado da população não e mundial, pois países como a Itália, Japão, Alemanha, Grécia e Bélgica são exemplos disso, tendo em 2002 tinha em media torno de 25 % de pessoas idosas e as expectativas para 20225 e que aumente para quse 40%. Demonstrando que a qualidade de vida aumentou e a natalidade diminuiu, e ate os governos começaram a fazerem projetos para ajudar e dando privilégios as pessoas que decidem ter filhos.
    Ao analisar algumas reportagens podemos concluir que o planeta pode sim suportar ate mesmo 10 bilhões de pessoas, mas para isso tem que haver um planejamento dos governos desde já, com isso ele ira ter que analisar se terão condições de alimentação, moradias, saúde, segurança, educação e entre outras. Mesmo se houver planejamento a também o cuidado de que a natureza não fique prejudicada. Acho que o planeta sempre terá recursos para suprir a necessidade dos seres humanos, mas e claro que com a diminuição da população, também haverá uma diminuição no consumo e não precisaríamos de projetos como os da China, onde fala em um filho por casal. Então vamos nos preocupar com a qualidade de vidas dos seres humanos e começar com o desenvolvimento sustentável.

    Erick Jhony nº 13 3ºA

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com o Erick, que o ponto principaal da dicussão em torno da popução deve ter como alicerce a qualidade de vida da população.
    Professora Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde professora Telma...
    desculpe a demora para as atividades...
    Bem eu concordo que a população vem crescendo de forma alarmante nos ultimos tempos,mas tambem acho que sim podemos encontrar soluções para o caso antes que fique pior...Mas não devemos se preocupar com a taxa de natalidade que não diminui apenas aumenta, mas sim com a qualidade de vida dessas futuras gerações

    ResponderExcluir