Sábias palavras de Rubem Alves

"Saber é poder. Sem o poder do saber, o jardim não pode ser plantado."
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas: Verus, 2003.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Camada Pré-Sal

Olá, sintam-se muito a vontade neste ambiente virtual.
Aqui está uma proposta para compartilharmos nossos olhares sobre a ideologia mostrada pelos diferentes veículos de comunicação.
Na escola, pudemos assistir ao vídeo (clique aqui para assistir novamente) que enfoca a visão da Petrobrás sobre a importância para o Brasil e para o  mundo da descoberta dessa imensa camada de petróleo no litoral brasileiro. Lembrem-se das palavras finais do vídeo: "...estabelece um novo marco em exploração e produção  no Brasil e na indústria mundial de petróleo. O Brasil e a Petrobrás iniciam uma nova era." De fato, este é um momento de bastante entusiasmo para a economia nacional.
Um outro vídeo também exibido na escola (clique aqui para assistir novamente).  Depois do "Boa noite" o apresentador enfatiza: "Na era dos combustíveis, o Brasil parece ter tirado a sorte grande..." Neste vídeo, a exploração petrolífera também é mostrada como importante fonte de geração de renda e emprego, enfocando também a diversidade que há no uso desse combustível na indústria e sua importância no cotidiano.

O DESAFIO:
1 - Pesquisar na internet textos ou vídeos que mostrem uma visão contrária ao que foi mostrado nos dois vídeos. Neste caso, vocês precisam encontrar textos ou vídeos que justifiquem as propostas contrárias à disseminação do uso do petróleo.
2 - Será necessário deixar o link em seu comentário, para que todos possam ter acesso.
3 -  Além disso, é preciso comentar a ideia central do texto ou vídeo.
4 - Em seguida, faça um comentário pessoal explicitando se você concorda ou não com as ideias propostas na sua pesquisa. Justifique sua resposta.
5 - Deixe seu nome completo e a sala que você estuda.

Esta atividade tem como ponto de apoio o desenvolvimento da competência de "entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social".  Portanto, conto com a contribuição de todos que buscam na aprendizagem o caminho para uma vida melhor.
Aguardo a participação de todos!
Professora Telma Oliveira

98 comentários:

  1. - Link do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lK-Xlk4EfmU



    - Idéia central:
    Uma sombra paira sobre Abrolhos, (território localizado no litoral baiano, um imenso banco de coral que dá ao Brasil a honraria de deter, em suas águas territoriais, a mais importante zona de biodiversidade em todo o Atlântico Sul. Está sendo alvo de algo tão perigoso que está para acontecer... Abrolhos está muito perto de virar uma zona de exploração de petróleo.


    - Meu comentário:
    Eu concordo e penso da seguinte forma. Essa decisão em explorar o petróleo no território em Abrolhos, é uma ação totalmente covarde digna das ditaduras mais truculentas. Aliás, muitos acham e até mesmo eu analiso alguns lados, que o empresário Eike Batista, presidente do grupo Ogx, só está preocupado em aumentar sua fortuna, ele que prega desenvolvimento, sustentabilidade e responsabilidade social como metas na empresa, ao invés de reconhecer o prejuízo e se por como um bom cidadão impedindo algo a respeito, na verdade só quer ficar cada vez mais rico com o dinheiro de seus investidores. Mas não estou aqui querendo repassar o que os outros pensam a respeito dele, difamá lo ou algo do tipo, até porque às vezes nem é verdade. Só estou demonstrando um sentimento de pura indignação do povo e até mesmo de mim. Indignados por pessoas que se dizem se preocupar com o meio ambiente, mas acabam tomando mesmo assim atitudes como essas devido à ambição, sem ao menos repensar no caos que poderá ocorrer. Destruir um local de extrema importância, com uma fauna totalmente rica, e habitada por diversas espécies de animais, inclusive as que estão quase extintas, um território totalmente preservado e respeitado pela maioria, é algo bem cruel de se fazer. É verdade, que hoje em dia é impossível viver sem o petróleo, por ser matéria-prima de muitos materiais presentes no nosso dia-a-dia, como por exemplo: plástico, combustível, energia, solventes, tintas, lubrificantes. Mas ninguém ao certo quer que acabe com essa riqueza que encontramos no nosso território brasileiro, o que os manifestantes querem, é que essas empresas se baseassem e com isso ser mais sensatos, na frase em que foi citada no vídeo. "Devemos reconhecer que haja sim petróleo numa determinada região, mas se for uma área que possui importância ecológica, ambiental, zoológica ou o que for que aquele petróleo não deve ser mexido". Vendo pelo o outro lado, é admirável o que as pessoas do Greenpeace fizeram a respeito em proteger esse lugar, fazendo um baixo assinado, mesmo que a petição já foi assinada, e houve a perfuração do solo em busca de petróleo, mas percebemos que ainda existem pessoas dispostas a disponibilizar um pouco de seu tempo para ter iniciativas em prol de ajudar, exemplos a ser seguidos, e ver que temos sim, com a união de todos à voz ativa para expressar nossa opinião, e proteger aqueles seres que são incapazes de se defender, que só estão ali porque é seu habitat por direito.
    Concluo neste comentário, que admiro as pessoas por terem essa ótima iniciativa do protesto, mas infelizmente, pouca coisa irá mudar. Vivemos em um mundo em que o capitalismo é a voz principal em nosso país, é ele quem manda e deixamos que eles decidam tudo.


    - Nome: Danielle A. Ojeda
    - Série: 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Danielle!
      Ao assistir ao vídeo que você deixou o link, percebemos que há outros interesses envolvidos, como é o caso da exploração do turismo na área.
      Você percebeu que quando há interesse, é possível sim se fazer ouvir.
      Parabéns!

      Excluir
  2. - Link do video:
    http://www.youtube.com/watch?v=KDOkYr8P_Dc



    - Idéia do video:
    O video esta falando sobre as possibilidade de um novo combustivel, a agua salgada. Esquentando a agua salgada até 3,000°F usando ondas de radio. quando atinge a temperatura de 3,000°F a agual salgada queima. e se colocar a mão ou papel toalha, não queima, e o fogo continua asezo.


    -Meu comentario:
    Eu comcordo porque alem de ser um novo combustivel alternativo do petrolio, é achada em todo o mundo. é renovavel. é illimitado. e o mais importante de todos, é limpo. não cause dano algum com o planeta, não tem poluição.


    -Nome: Hewdy S. Lopes
    -Série: 1°D

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Hewdy,
    você coloca em discussão algo muito importante. Em meio às expectativas de encontrar e explorar petróleo e, por outro lado, o peso que a poluição causada pela queima desse hidrocarboneto reflete nas conferências internacionais sobre meio ambiente, seria brilhante mesmo a ideia de um novo combustível alternativo de tão fácil acesso. Pena que o cientista morreu misteriosamente antes de concluir as pesquisas!
    Será que as transnacionais petrolíferas deixariam o resultado de tal pesquisa chegar ao consumidor?
    O que aconteceria então com os investimentos para a exploração do petróleo nas águas ultra-profundas do Brasil?
    Obrigada pela sua contribuição.
    Profª Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Esse é o link do texto :

    http://www.mundovestibular.com.br/articles/247/1/PETROLEO-IMPORTANCIA-E-POLUICAO-/Paacutegina1.html

    -Ideia do texto :
    A ideia deste texto é transmitir ao leitor as consequências que o petróleo pode trazer a natureza e oque esta acontecendo também algumas vezes, como por exemplo a baia de Guanabara que foi derramado petróleo e causou varias consequências como a matança de animais e a poluição dos mangues.


    -Meu comentário-

    Na minha opinião este texto foi publicado para alertar a sociedade e os cientistas do que a exploração do petróleo esta causando a natureza.Com a ideia de ver se alguma pessoa tome uma providencia relacionada a esse assunto, como por exemplo, estudar um outro combustível que a exploração dele não danifique a natureza.

    1 ano D

    Alunos: Felipe Gaienski Figueiredo e Luan Pivotti Pupin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Parabéns pela escolha do lugar de pesquisa. Acredito que se vocês visitarem este site mais vezes durante o Ensino Médio, terão grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos em todas as áreas.
      Parabéns pela objetividade que desenvolveram a atividade proposta, demonstrando entendimento claro da proposta elaborada pela professora.
      Parabéns pelo comentário elaborado (Daniele, Hewdy, Felipe e Luan).
      Desejo sucesso e continuidade nas novas pesquisas.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
    2. Esse é o link do texto

      http://ecen.com/eee68/eee68p/petroleo_estado.htm

      A idéia do texto:

      A situação do petróleo no mundo muda drasticamente na década de 70 por várias razões, mas basicamente pela constatação das perdas existentes para os países exportadores, pelo surgimento de lideranças descomprometidas com o status quo então vigente e da situação da Guerra Fria, que limitava as intervenções militares.

      meu comentario:

      Eu concordo,É verdade, que hoje em dia é impossível viver sem o petróleo, por ser matéria-prima de muitos materiais presentes no nosso dia-a-dia, como por exemplo: plástico, combustível, energia, solventes, tintas, lubrificantes.
      Concluo neste comentário, Vivemos em um mundo em que o capitalismo é a voz principal em nosso país, é ele quem manda e deixamos que eles decidam tudo.

      aluna: cleidiane de lima moreira.
      1° A

      Excluir
  5. -O link do texto:
    www.biodieselbr.com/noticias/meio-ambiente/petroleo-e-seus-efeitos-no-meio-ambiente-11-11-05.ht

    -A ideia do texto:
    Aideia do texto é mostrar aos leitores que é preciso segurança quandose fala de petrólio ,principalmente por que esta sujeito a proteção da fauna e da flora.

    -meu comentário:
    Na minha opinião,quimicos e bioquimicos teem que tomar ciência de que a natureza esta na mão deles e que é preciso cuidar ,o petrólio alem de ser elemento usado no dia-a-dia,é um elemento que causam riscos para a vida humana e animal...tambem podem podem ocorrer acidentes assim como ocorreu na baia de guanabara.

    1ºA

    -aluna: gabrielle castelo nascimento

    ResponderExcluir
  6. esse é o like do video:

    http://www.youtube.com/watch?v=0_ZidNzUwXM&list=PL66DF3727493731DE&index=7&feature=plpp_video

    -Ideia do video:

    Esse video foi produzido para falar sobre os efeitos dos combustíveis fósseis na era do aquecimento global. Aborda as ações do governo em busca de um solução para o problema e os crimes ambientais praticados pelas indústrias ao redor do mundo.

    -meu comentário:

    Nesse vídeo mostra os danos causados pela exploração do petróleo. muitas pessoas não pensam nas causas que,a exploração o petróleo fás para o mundo,por isso que é difícil fase,o mundo voltar como era a 100 anos atras,que não existia esses problemas de aquecimento global.


    1ano D


    Alunos: Luan Vinícios Gonçalves dos santos E
    Jhon Rhainer

    ResponderExcluir
  7. -Quero lhe pedir desculpas pois pois ocorreu um único erro eu postei o comentário errado,o real é:

    -Meu comentário:
    Na minha opinião a sociedade deveria perceber que o petróleo , é causador de vários acidentes assim como aconteceu na baia de Guanabara,que ouve um vazamento de óleo que prejudicou toda a ilha,o Brasil deveria começar a tomar vergonha na cara e comprar uma tecnologia mais avançada para estudos mais avançados e também para obterem mais segurança, apesar de usarmos o petróleo no nosso dia-a-dia , sentimos insegurança, por as vezes não sabermos realmente o que é.

    1ºA

    aluna:gabrielle castelo nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gabrielle,
      foi importante você mencionar a necessidade de pesquisas também na área de segurança na exploração petrolífera.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  8. -Link do vídeo
    http://www.youtube.com/watch?v=ZftGRXyfWUQ

    -Ideia central
    Esse vídeo quer mostrar que desde o vazamento no Golfo do México,o governo Brasileiro se propôs a um plano nacional de contingencia em 2010,mas desde então não saiu do papel.E também quer mostrar que muitos se preocupam com isso e são contra a retirada de petróleo, pois essa retirada acaba afetando muitas espécies marinhas que ali vivem.

    -Minha opinião
    Bom,eu sou meio dividido quanto a essa ideia,pois por um lado a retirada do petróleo é ruim,não só quanto aos animais marinhos mais também pela emissão dos gases tóxicos mas por outro lado eu penso que é preciso essa retirada, pois em quase tudo o petróleo é usado desde o chiclete ao batom e também pelo seu valor que pode levar o Brasil a ser a quarta potência mundial em poucos anos.

    Aluno: Elton Schrammel
    1° Ano A

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Parabéns novamente pelas fontes pesquisadas.
    Elton, veja só esta citação que eu retirei do link que a Gabriela deixou:
    (...)"Enquanto tecnologias seguras para a exploração de petróleo não são disponibilizadas, a solução para os inúmeros problemas derivados dessa atividade pode ser a exclusão de áreas mais sensíveis. A região de Abrolhos na Bahia conseguiu ser poupada da exploração. O Banco de Abrolhos é uma área rasa com cerca de 56 mil quilômetros quadrados, ao largo da costa sul da Bahia (...)
    (www.biodieselbr.com/noticias/meio-ambiente/petroleo-e-seus-efeitos-no-meio-ambiente)
    Você poderá continuar lendo sobre o assunto, embora eu entanda quando você escreve que está dividido quanto a ideia da exploração.
    Na verdade, a humanidade vive essa dicotomia.
    Está sendo enriquecedor compartilhar opiniões com vocês!
    Acredito mesmo que bons leitores são bons cidadãos!
    Avante!!
    Professora Telma.

    ResponderExcluir
  10. like do texto:
    http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1982124-substitui%C3%A7%C3%A3o-petr%C3%B3leo-por-etanol/

    ideia do texto:a ideia que o texto passa para o leitor é que os poços de petróleo vem se esgotando, e que uma nova ideia é a eletricidade e outros como: bicombustível,biomassa, biodiesel,bioDME e o hidrogênio.


    meu comentário.
    na minha opinião eu concordo com alguns combustíveis, por exemplo o biodiesel e um Combustível vegetal, só que na fabricação dele gera muita derrubadas de arvores, e também tem o hidrogênio que se der certo é um combustível inesgotável que utilizam oxigênio e hidrogênio como fonte de energia.
    os cientistas tem que estuda novos
    combustíveis porque o petroleo eta acabando e mesmo se nao acaba, não da mais para vive com essa poluição.

    nome:David dos Reis Gomes
    Serie:1anoD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, David!
      Que bom que na sua pesquisa você encontrou também novas fontes alternativas para o petróleo e enxergou a necessidade que ainda temos desse combustível, além do empenho que há em buscar novas alternativas para substituir o petróleo considerando a necessidade de aliar desenvolvimento econômico e ambiental.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  11. http://www.youtube.com/watch?v=4Hib5YiKyAs

    3)Esse vídeo mostra que Dilma e lula já privatizaram mais áreas de petróleo do que todos os governos anteriores todos. Já entregaram a exploração de petróleo brasileiro para 108 empresas: 55 nacionais 53 estrangeiras. Deve ser por isso que Dilma esta acusando serra. Não quer que ninguém saiba que quem privatizou e entregou nosso petróleo aos estrangeiros foi ela.
    4)Eu acho que esse vídeo mostra uma das realidades que estão ocorrendo nos dias de hoje só que tem outro lado ele também defende Jose serra fala que Dilma e lula entregaram nosso petróleo aos estrangeiros mas não esta certo porque não tem algum tipo de prova contra ela não tem sentido eu acho que eles só querem defender José serra.
    5) Tais Diel de Oliveira.
    1º A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Taís,
      você trás a tona uma discussão política em torno da exploração petrolífera no Brasil muito atual.
      Profª Telma

      Excluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=ZftGRXyfWUQ

    Eu sou a favor da retirada do petróleo porque gera beneficios para o pais, mais empregos, a economia cresce (PIB), mais investimentos em tecnologias. Aumenta os acordos internacionais entre os países e trás vários beneficios devido a cobrança dos países desenvolvidos em quererem mais educação, tecnologias e mão de obra de qualidade


    O video mostra a desvantagem da retirada do petróleo porque causa danos a natureza, como extinção de animais e outros e também vários vazamentos de petróleo pelo país.



    Aluna: Rosiane Santos
    Série: 1º Turma : A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosiane,
      Seu ponto de vista é bastante consistente sobre a exploração petrolífera e você usou bons argumentos para defendê-lo.
      Profª Telma

      Excluir
  13. Nome:Harry Calleb Santana Santos Turma:A Serie:1° N°: 14

    OQUE EU ACHO DO PETRÓLEO

    O petróleo é um meio de energia, que vem crescendo cada dia mais, só que as pessoas não estão prestando atenção no impacto que ele causa na natureza e nem pra nos mesmos “humanos”. O petróleo é caro e de difícil acesso ultimamente com o avanço da tecnologia eles os “estudiosos pesquisadores” encontraram uma grade reserva prolífica no mar (pré-sal) há kilometros de profundidade, e com esse descobrimento eles já começaram a retirar, e com essa “euforia,ganância,” eles fazem acontecer esses acidentes de vazamento, por falta de tecnologia muitas espécies de animais acabam pagando por erros humanos, O petróleo é bom sim mas eu acho que deveria ser usado com mais cautela mais paciência porque a poluição esta cada vez maior e com a poluição maior vem acontecendo coisas que o ser humano fica com medo como o derretimento de gigantes geleiras.

    Vídeo de campanha contra o petróleo

    O vídeo mostra que com o vazamento de petróleo animais estão morrendo a campanha é para defender animais que podem fazer isso por si no documentário a baleia jubarte é bastante citada por sua extinção devido aos acidentes com o petróleo e a caça também, mas em sua minoria essa campanha que se passa em Abrolhos a comunidade fala que não ruim só para as baleias e outros seres, mas também para o próprio desenvolvimento turístico da cidade.veja o vídeo
    http://www.youtube.com/watch?v=_UietgRlppg

    MEU PASSAMENTO SOBRE O ASSUNTO

    EU PENSO QUE O PETRÓLIO PODE SIM SER UTILIZADO ELA POPULAÇÃO MUNDIAL QUE ESSA POPULAÇÃO PODE USUFLUIR DELE, MAS COM CONSIÊNCIA EXEMPLO TEM GENTE QUE PRA ANDAR duas QUADRAS PRA IR AO MERCADO VÃO DE “CAMINHÃO”, NÃO DAVAM PRA IR ANDANDO. O PETRÓLIO ELE É BOM E RUIM AO MESMO TEMPO, ELE AJUDA AS PESSOAS AGILIZANDO O SERVISO E A VARIAS COISAS BOAS MAS ELE É RUIM NO SENTIDO DE POLUIÇÃO SABE PORQUE ISSO ACONTECE POR QUE AS PESSOAS ACOSTUMARAM A ANDAR MOTORIZADAS POR QUE TEM “PRIGUISSA” DE ANDAR UM POUCO. EU CONCORDO QUE ELE SEJA TIRADO E UXUFLUIDO

    ResponderExcluir
  14. Video: http://www.youtube.com/watch?v=_UietgRlppg

    Ideia do video: A ideia do video é mais para alerta as pessoas dos riscos que corre a exploração de petroléo, mesmo sendo um grande forma de riqueza.


    Meu Comentario: Esse video fala umpouco sobre a poluição que o petroleoo traz ao meio ambiente, porque muitas vezes por mais que o petroleo seja uma grande fonte de dinheiro, mais mesmo assim ele deixa suas partes negativas, como a causa de morte de animais, poluição do mar, e entre outros fatores de poluição. A mais recente foi o vazemento de petroléo na bacia de campos Rio de Janeiro, onde foram muitos litros jogador ao marca por conta o vazemento, isso concerteza foi um dos piores desastresa naturais do Brasil no ultimos anos. Então que isso sirva de alerta para que eles possam tirar petroleo, mais sem danificar o meio ambiente.



    Alunos: Pedro Kaique, Douglas Rodrigues, Thales Henrique. 1D

    ResponderExcluir
  15. Video: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lK-Xlk4EfmU

    Idéia do video: Pérola do litoral baiano, Abrolhos foi o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil, em 1983, com aproximadamente 910 km2. É a zona mais importante em biodiversidade marinha do Atlântico Sul, onde está o maior e mais exuberante banco de corais desse pedaço do oceano. Abrolhos é lar de mais de 1.300 espécies de invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos. Destas espécies, 45 são consideradas ameaçadas pelo IUCN e pelo Ibama. É também área de acasalamento e reprodução de baleias jubarte, espécie que foi quase dizimada por séculos de caça comercial. Com grande potencial turístico, Abrolhos atrai 80 mil visitantes a cada ano.

    Comentário sobre o vídeo: Somos a favor mas de uma maneira que não degrade o meio ambiente, que tenha um tipo de coleta do petróleo, do qual não prejudique as baleias, e os diversos animais, e que não prejudique o meio ambiente. Com essa retiração de petróleo, iria garantir o emprego dos brasileiros, e assim crescendo o pais. Seria uma grande etapa em nosso pais, desde que seja de forma conscientizada. Sem a degradação do meio ambiente, e sem afetar os animais, o petróleo seria um grande avanço financeiro no pais. um grande exemplo foi o vazamento de petróleo da bacia de campos no Rio de Janeiro, fez com que a diversidade de animais, sofressem com esse vazamento, a natureza sofreu danos por isso. Seria interessante eles pensarem em um modo de coletar esse petróleo, mas sem atingir o meio ambiente. Nós concordamos com a coleta do petróleo, mas sem atingimento no meio ambiente.


    alunas: Pâmela Amanda de Souza Ranucci & Thais dos Santos Reolon
    série: 1º 'D'

    Com muito amor para a professora Telma s2

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Isso tem sido um tema discutível há muito tempo. Alguns especialistas acreditam que o petróleo é uma necessidade básica utilizada para a realização de todas as atividades diárias, e não perfurar significa deixar de atender a demanda e passar a depender do petróleo estrangeiro. Enquanto isso, os ambientalistas se opõem à idéia, afirmando que a perfuração petrolífera aumenta a poluição ambiental e perturba a biodiversidade da área explorada...



    Alunos : Enio Nogueira dos Santos e Guilherme Daniel França.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Enio e Guilherme,
      vocês fizeram algo muito feio, pois colocaram um comentário sescrito por outra pessoa e deixaram os nomes de vocês como se tivessem escrito.
      O link seria: http://www.catamountski.com/view.php?id=20111115045946AAsgZt3
      Neste caso, a postagem de vocês não atendeu a proposta deste fórum.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  19. Link do texto
    http://www.mundovestibular.com.br/articles/247/1/PETROLEO-IMPORTANCIA-E-POLUICAO-/Paacutegina1.html

    Idéia do texto

    Mostra a importancia e a poluição do petróleo.

    Comentário

    É impossivel para a sociedade viver sem o uso do petróleo.Eles podem e devem explorar sim,mas com segurança.Pois os vazamentos dos navios prejudica os habitantes maritimos e acaba levando á morte,e a extinção de inúmeras especies e trazendo doenças ao homem.
    A falta de segurança esta trazendo muita poluição como foi o caso da Baía de Guanabara,o desastre foi tão grande que pode demorar décadas para ser recuperada.
    Como já citamos é impossivel nós vivermos sem explorar o petróleo,mas eles deviam e devem tomar providencia para não trazer prejuízos para os seres humanos e o meio ambiente.

    Alunos: Joel Junior e Helia Samua 1B

    ResponderExcluir
  20. http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/ativistas-vestidos-de-baleia-protestam-contra-exploracao-de-petroleo-em-abrolhos

    IDEIA CENTRAL DO TEXTO.

    A idéia central de esse texto era obter o banimento pelos próximos 20 anos, da exploração de petróleo e gás em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e chamar atenção para os prejuízos gerados no local, onde vivem baleias Jubarte, ameaçadas de extinção. Segundo a coordenadora da campanha, Leandra Gonçalves mais de 10 mil baleias está no meio da estação de reprodução e podem ficar em situação de risco devido à atividade extrativa. Estoques pesqueiros e espécies em extinção também podem ser afetados, já que a região tem a maior biodiversidade da região sul do Atlântico.

    MEU COMENTARIO SOBRE O TEXTO

    Eu concordo com esse texto porque ele olha a parte da fauna e flora do local que será muito prejudicada ameaçando principalmente os animais que estão vivendo naquele local e os que usam para se reproduzir. Por exemplo: As Baleias Jubarte.

    Aluno: Iata Anderson Andrade 1° ano A

    ResponderExcluir
  21. http://vimeo.com/27698939
    3)Greenpeace faz campanha "Deixe as baleias namorarem" contra a exploração de petróleo em Abrolhos, local procurado pelas baleias Jubarte para reprodução, são informações que para conscientizar adultos e crianças sobre o risco da exploração de petróleo no local.

    4) eu acho que a idéia central desse vídeo e uma realidade nos dias de hoje já que o homem não tem cuidado com que esta ali para ele cuidar e preservar já que nesse vídeo vimos que varias pessoas falam sobre as baleias Jubarte e eu sou a favor desse vídeo porque a Greenpeace e uma ONG que fala sobre o ponto certo.
    5)glécia Mônica.
    1ºA.

    ResponderExcluir
  22. Vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=z2Gx1_X_HgY
    Sou totalmente a favor do pré sal, pois gera tecnologia, economia, renda, combustível, empregos e etc... Ja que o pré sal esta em território Brasileiro temos que aproveitar essa renda para ter um pais melhor, o único ruim do pré sal seria se acontecer alguma catástrofe natural, tipo espalhar petróleo pelo mar ou coisas do gênero, aliais tem um negocio meio que escondido da midia, que eles quase nem comentam, algumas pessoas afirmam que o petroleo lubrifica as placas tectônicas tirando ele pode causar terremotos então as empresas que fazem o uso do petroleo colocam aguá no lugar, se for isso mesmo eu sou contra o pré sal.

    Aluno: Lucas de Almeida, Caio Henrique 1ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas e Caio,
      vocês não escreveram sobre a ideia central do vídeo, mas fizeram um comentário importante sobre a exploração petrolífera em águas ultra profundas.
      O vídeo põe em jogo os riscos dos elevados gastos com a exploração petrolífera.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  23. http://destruidos.com/node/892

    3 Este video mostra como a exploração do petroleio prejudica principalmente os animais e o meio ambiente e como exemplo o acidente que aconteceu no golfo do México que o petroleio caiu no oceano e morreram vários animais

    4 bom o Petroleio é bom sim ,mais eu sou contra com a exploração , pois acontece um acidente como este que aconteceu no Golfo do México que o petroleio se expandiu no oceano a morreram muitos animais é pois que eu sou contra pois os animais não merecem isto ,o petroleio deveria ser explorado e um lugar que não vou verse como vitima os probrezinha dos animais.

    5. Greicielly Albues Ferreira 1°A

    ResponderExcluir
  24. http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1982124-substitui%C3%A7%C3%A3o-petr%C3%B3leo-por-etanol/
    Ideia central do Texto :O texto deixa claro que os poços de petróleo vem se esgotando,e para substitui-ló temos com ideia o hidrogênio,eletricidade,biodiesel entre outros.
    Comentário sobre o texto:

    Boa Tarde, alguns combustíveis com por exemplo o biodiesel que é um combustível vegetal,só que infelizmente na fabricação dele utilizasse muitas árvore.Industrias Petrolífera estudam a adoção do hidrogênio como um combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, que trará benefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente.
    Alunas : Danielle Raiane e Beatriz Gonzalez
    1ºB

    ResponderExcluir
  25. http://www.youtube.com/watch?v=_UietgRlppg

    IDEIA CENTRAL DO VIDEO:

    O VIDEO MOSTROU ABROLHOS UM LUGAR ONDE PODE SE ENCONTRA PETROLEO.NA QUAL GREEN PEACE QUER MOSTRAR SE NOS NAO CUIDARMOS O USO DO PETROLEO VAI ACABAR DESTRUINDO A REGIAO MARITIMA DAQUELE LUGAR E MATANDOS AS ESPECIES DA REGIAO.

    MEU COMENTARIO SOBRE O VIDEO:

    O VIDEO QUER MOSTRA A DESTRUIÇAO DOS RECIFES DE CORAIS
    EXISTENTE EM AREA QUE POSSUI PETROLEO E A MORTES DE ANIMAIS MARINHOS.A ONG CRIADORA DO VIDEO QUER CONSCIENTIZAR
    AS PESSOAS SOBRE O USO DO PETROLEO NO MUNDO QUE ESTA AGRAVANDO MUITO E ACABANDO COM A NATUREZA MARITIMA O VASAMENTO QUE OCORREU A POUCO TEMPO NA QUALVARIAS ESPECIES DE ANIMAIS MARINHOS NAO CONSIGUIRAM SOBREVIVER. A ONG QUER QUE AS PESSOA FIQUEM POR DO QUE PODE OCORRER COM O USO DA CAMADA DO PRE-SAL QUAL VAI DESFAVORECER MUITAS ESPECIES MARITIMAS E ATE MESMO OS RECIFES DE CORAIS.

    KEVER ALEXSANDRO PEREIRA DA SILVA
    1º ANO A

    ResponderExcluir
  26. 1 e 2)http://blogdoambientalismo.com/greenpeace-investe-contra-pre-sal/

    3) Ideia Central do Texto:
    Parte das áreas do litoral brasileiro que deveriam ser consideradas prioritárias para a conservação já estão concedidas à exploração petrolífera.

    4) Sou contra a exploração do pré-sal, primeiro, se uma dessas plataformas ou navios explodirem causara um enormes danos a natureza. Segundo, porque não investe em energia limpa como a eólica? Não causa danos a natureza.

    5)Ábner Fabris Emerick 1ºB

    ResponderExcluir
  27. link do texto e vídeo:
    http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Participe/Ciberativista/Deixe-as-baleias-namorarem/?utm_source=deixeasbaleiasnamorarem&utm_medium=redirect&utm_campaign=Deixe%2Bas%2Bbaleias%2Bnamorarem

    ideia do texto e do vídeo: mostra para as pessoas que os Abrolhos vão correr risco se tiver a exploração do petróleo.

    comentário:
    Já pensou em perde um lugar tão maravilhoso que é esse?
    Mais se virar um lugar de exploração de petróleo, pode acaba com tudo. E se acaba com os Abrolhos vai acaba com as 1300 especies que vive naquele lugar, dessas especies 45 já estão em extinção.
    No texto fala que temos que protege a natureza e que se começa com a exploração de petróleo vai acaba com tudo essa natureza que podemos ter.
    Vamos cuidar do que a natureza nos dar por a qualquer momento pode acaba com tudo!
    Algumas pessoas falam que o petróleo é uma das coisas que temos de melhor, mais não é, por causa que acaba com o que nos temos de mais valor a NATUREZA.
    numa região tão bela como quela tem que ser protegida.'
    Aluna/; Nathalia Fançozo n°21
    serie: 1° turma D.

    ResponderExcluir
  28. - Link do texto:
    http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/temas_nacionais/noticias_temas_nacionais/?30202/Caso-Chevron-medidas-severas-tm-que-ser-tomadas

    -Ideia central:
    Explorar petróleo no Brasil não se restringe a uma mera decisão de aproveitar um recurso à disposição, aumentar a capacidade do país de atender às suas demandas de geração de energia ou abastecer o país com combustíveis nacionais. Extrair óleo das imensas reservas existentes e a serem descobertas no Brasil, no continente e principalmente no subsolo oceânico, significa também agravar problemas que afetam a todos, como o aquecimento global e suas consequências.

    - Nosso comentário:
    Nós concordamos com o texto, pois pouco se discute a respeito da segurança ambiental e climática relativa à exploração e ao uso do petróleo explorado pelo país. O Brasil tem que se preparar com o que pode acontecer porque se o petróleo vazar, em área de tão grande importância para a economia pesqueira, e de extrema relevância ecológica para animais marinhos, como as baleias, que migram da Antártica para a Costa Brasileira a cada ano, representa prejuízos incalculáveis. O Brasil deve, com muita responsabilidade e sabedoria, considerar como irá continuar a explorar o petróleo.

    Alunas: Layra Nunes, Gabriela Corrêa e Luana Teixeira
    Série: 1° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns meninas!
      Vocês reafirmmaram a necessidade de exploração do petróleo com responsabilidade econômica, social e ambiental.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  29. http://destruidos.com/node/892

    aluno:DEJAIR ADEMILSON DA SILVA
    1° ANO A

    comentario central:

    com um simples va samento de petrolio
    pode fazer um grante estrago na natereza
    como esta nas imagen do texto em questam
    coma podemos ver o petrolio pode mata os animais que viven no oceano pode afetar uma vasta aria de do oceanio e matar peixe paleias golfinhos
    e tubarões e etc.

    ResponderExcluir
  30. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lK-Xlk4EfmU
    comentario sobre o video:
    Abrolhos (território localizado no litoral baiano, um imenso banco de coral). A idéia do video é que nao explore essa área de biodiversidade , que ela se intacta. E que nao faça dessa area fonte de petroleo.

    Eu concordo plenamente , acho que nao devem explorar uma área tao rica em biodiversidade . Existem tantos outros lugares ricos em petréleo , acho que o nosso planeta ja sofre de mais com o uso do petróleo e acaba com esse lugar nao seria legal . Precisamos encontrar uma forma que nao poluía mais o meio ambiente, e deixando essa reserva sem mecher seria uma forma certa de ajuda o nosso Planeta .
    Alunas : Amanda Silva e Brenda Caroline 1º D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meninas!
      Vejam que em outros comentários há a possibilidade de exploração com planejamento ambiental, responsabilidade e tecnologia própria para evitar catástrofes. O uso da tecnologia adequada também pode contribuir para a preservação desses espaços tão importantes.
      Quanto mais o Brasil deixar espaços economicamente viáveis sem explorar, melhor será para que outros países o façam. Vejam o exemplo da Amazônia. Todos a querem.
      profª Telma Oliveira

      Excluir
  31. 1- O Petróleo além de benefícios para humanidade ele pode causar desastres para o meio ambiente, para os animais e até mesmo para os seres humanos. O vazamento do óleo acontece por falta de recursos e por falhas humanas... Os impactos produzidos pelo derramamento de óleo na água são bem visíveis, e ele é insolúvel em água.

    2- http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

    3-A idéia central do texto, é dizer que quando é usado o petróleo de qualquer jeito ou de forma irregular, pode trazer danos ao meio ambiente.

    4-Concordo. O petróleo deve ser usado de uma forma que não prejudique o meio ambiente mais sim de um modo que traga benefícios.

    5- Mauana Kottwitz e Thatielle Amorim Ferreira 1° D

    ResponderExcluir
  32. http://planetadobem.blogspot.com.br/2011/02/petroleo-o-bem-ou-o-mal-do-planeta.html

    Na questão econômica, ele movimenta o mundo e trás riquezas e desenvolvimento para os pais exportadores e desenvolvedores de tecnologia a base do produto. Porém na questão ambiental todos sabemos dos prejuízos causados pela transformação química desse produto.

    Comentário:

    Na minha opinião o petróleo ajuda e prejudica nosso planeta. Na economia o país cresce, mas em relação ao meio ambiente ele prejudica e muito. Muitas vezes nós ficamos com duvida se devemos preservar nosso meio ambiente ou explorarmos as coisas que nós temos de melhor em nosso país. Algumas pessoas falam que nós temos é que preservar nossa fauna e flora. Mas es a questão nós não conseguiremos viver sem petróleo, ele esta presente em tudo desde o nosso combustível ao batom e ate mesmo na goma de mascar. Mas já estão testando novas formas para substituir o petróleo, para que possamos cuidar melhor de nosso planeta.

    Nome: Thalia de O. Machado
    Série: 1º D

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. - Link do video:
    http://www.youtube.com/watch?v=FDh332zH1g0

    - Ideia Central:
    Com o vazamento de óleo ,o Ministério Público decide responsabilizar criminalmente a Empresa Americana Chevron, a denúncia seria feita nos próximos dias.
    A reportagem transmite detalhes de que o vazamento se inicia no dia 4 de março, mais o local exato só foi localizado no dia 13.
    A Chevron justifica que não houve perfurações nem injeções de água no local ,e que não sabe o que provocou mais esse acidente; Com esses acontecimentos a Empresa pede pra suspender a produção em suas plataformas até que seja esclarecida a causa do problema.
    A idéia central da reportagem seria conscientizar aos internautas e leitores, do quanto isso é prejudicial à tudo, principalmente ao meio ambiente, e em essencial ,o ar em que respiramos .
    Os vazamentos de óleo no mar são muito mais prejudiciais do que na terra, no mar ele pode se espalhar por centenas de milhas náuticas,podendo assim matar as nossas riquezas da Natureza sendo eles aves marinhas, mamíferos, e outros ,que muitos já estão em extinção.
    Já na Terra os derramamentos são mais fáceis de se controlar.
    Sabemos que o petróleo é um tesouro de valor incalculável para o desenvolvimento da humanidade porém nunca é usado de maneira coerente com as necessidades do meio ambiente. Reconhecemos que as reservas são finitas e que o mundo sem o petróleo possivelmente será menos poluído.
    Esperamos que as novas fontes de riqueza sejam menos prejudiciais a natureza e que o mundo realmente se conscientize da enorme necessidade da preservação do meio ambiente.

    - Nosso Comentario:
    Nós somos contra a exploração do petróleo, apesar de valorizar a economia brasileira e gerar empregos, causa morte de animais que estão em extinção, prejudica o turismo e causa desastre ambiental.
    No Brasil, o último derramamento de grandes proporções ocorreu em 2000, no Rio de Janeiro, quando foram lançados 1,3 milhões de litros de óleo cru nas águas da Baia de Guanabara. Riscos são inerentes a todas as atividades relacionadas ao petróleo. Engana-se, quem acredita que os derramamentos são a única fonte de riscos e impactos negativos advindos da exploração e produção de petróleo no mar. Após 45 dias, um poço perfurado já representa uma fase de impactos agudos sobre a fauna e flora. "São descartados fluidos de perfuração, cascalhos saturados de diferentes substâncias e compostos tóxicos, incluindo metais pesados como mercúrio, cádmio, zinco e cobre", explica Guilherme Dutra, da ONG Conservation International Brasil. Na fase do refino, existe o problema do descarte de efluentes líquidos, a emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais. Já os impactos produzidos pelo derramamento de óleo na água são mais visíveis. Especialistas em poluição enfatizam que os acidentes deixam marcas por vinte anos ou mais e que a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com ajuda humana. O contato com o petróleo cru causa efeitos gravíssimos principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plâncton e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Além disso, a baixa velocidade das águas e o emaranhado vegetal nesses locais dificulta a limpeza. O petróleo, embora seja um produto natural, originário da transformação de materiais orgânicos, existe apenas em grandes profundidades, entrando muito pouco em contato com o ambiente terrestre, fluvial ou marítimo. É insolúvel em água e tem uma mistura corrosiva venenosa com efeitos difíceis de combater.

    - Alunas: Cláudia Souza e Thalita Millena
    - 1º "A"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meninas!
      É lamentável quando vocês escrevem "nosso comentário" e publicam coisas escritas por outros. Eu também visitei o endereço http://www.oei.es/divulgacioncientifica/reportajes_047.htm e encontrei os mesmos comentários que vocês informam como vosso. Isso é plágio.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  36. 1- http://www.youtube.com/watch?v=l751O5Zfr-4&feature=related

    2- Idéia central do texto- O vídeo está falando sobre os recursos mais importante e a principal fonte de energia, e é encontrada tanto na terra como no mar, no mundo se consome mais de 85 mil ou milhões de barris de petróleo por dia, e utilizamos muitos produtos derivados do petróleo como Gás, Gasolina, Nafta e Querosene e etc...


    3- Comentário- O petróleo contem centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los é preciso refina-lo. O mundo consome mais de 85 mil ou milhões de barris por dia e é a nossa principal fonte de energia. se todos se cosentizasem o mundo seria melhor mais limpo estamos dependentes dela, tal como todo o planeta. Depois no topo dos maiores desastres ambientais causados pela poluição, temos as marés negras, provocadas por derrames ‘’acidentais’’ de petróleo sobre os mares, isso provoca a destruição de muitos habitats de animais marinhos, bem como a morte de animais.

    4- Concordamos com o vídeo, o petróleo deve ser usado de forma que não prejudique as pessoas nem os animais.


    5-Evelyn Fontenele e Noemi Pereira , 1°ano ‘’B’’

    ResponderExcluir
  37. Link do video:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lK-Xlk4EfmU


    -Ideia do video:
    O video mostra os impactos que o petroleo pode causar tanto na natureza, quanto para nos. Eles tentam preservar a natureza mostrando o turismo, mas estão ameaçados de tudo aquilo ser derrubado, deixando pessoas desempregadas e acabando com um lugar maravilhoso como aquele.

    - Meu comentario:
    Concordo com eles q não querem que aquele lugar seja explorado, além do lugar ser a vida de muitas das pessoas, ali esta uma parte rica de preservação que vai ser derrubada, destruida devido a exploração.


    Aluna: Thayná Mendes e Tâmela Carvalho.
    1ºD

    ResponderExcluir
  38. http://destruidos.com/node/892
    bom eu sou a favor do petroleio por que o mundo hoje necessita desta matéria prima que vem solucionar a nescidade do homem em geral, e preciso que hum homem tome certo cuidado ou meio ambiente para não vim trazer danos a natureza. o petroleio e uma fonte de riqueza e de necessidade, do mundo em geral. O homem tem que aprender a respeitar principalmente a natureza desta forma temos hum mundo melhor não precisa ter ganancia e preciso ter inteligencia e sabedoria para vivermos melhor.
    Aluna: Floracy Ribeiro Tavares Neta
    1°ano 'B'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Flor!
      Você não deixou a ideia central do link.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  39. link
    http://www.jornallivre.com.br/216118/tudo-sobre-o-petroleo.html



    Comentário
    Em minha opinião um recurso de natural abundante, ele também é a principal fonte de energia pode também servi como um dos principais variáveis produtos. também a , vários produtos pode ser derivados do Petróleo. O petróleo também pode conter pequenas quantidades de nitrogênio (N),oxigênio (O) e também composto de enxofre (S) e íons metálicos, principalmente de níquel (Ni) e vanádio (V).

    Thais Manu 1°D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Thaís!
      Você não deixou a ideia central do link.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  40. http://www.biodieselbr.com/noticias/meio-ambiente/petroleo-e-seus-efeitos-no-meio-ambiente-11-11-05.html

    Idéia do texto:
    O texto fala sobre os mais freqüentes e evidentes vazamentos de óleos.Como uns vazamentos de maior extensão aqui no Brasil .Que foi no Rio de Janeiro , quando foram lançados 1,3 milhões de litros de óleo cru na águas da Baia de Guanabara. Riscos são inerentes a todas as atividades relacionadas ao petróleo, do poço ao posto.E os impactos produzidos pelo derramamento de óleo na água são mais visíveis. Especialistas em poluição enfatizam que os acidentes deixam marcas por vinte anos ou mais e que a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com ajuda humana. O contato com o petróleo cru causa efeitos gravíssimos principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plâncton e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Nos mangues, o petróleo mata as plantas ao recobrir suas raízes, impedindo sua nutrição. Além disso, a baixa velocidade das águas e o emaranhado vegetal nesses locais dificulta a limpeza.

    Meu comentário:
    Não restam dúvidas de que o petróleo e o gás natural nos trouxeram muitas riquezas e nos ajudaram em muitos momentos de falta de energia. No entanto, num processo lento e gradual, estamos nos envenenando todos os dias. Nunca tantas pessoas morreram de câncer e outras doenças causadas pela poluição. Antes do petróleo, fundavam-se cidades às margens ou próximas de rios de água potável. Hoje essas cidades já começam a anunciar a falta do nobre líquido por culpa do desperdício e da poluição, em grande parte decorrente do uso do petróleo. Algumas praias do litoral brasileiro, antes límpidas e alvejantes, já não permitem que pessoas caminhem em suas areias sem levar a marca da destruição grudadas nos pés. Por certo ainda conviveremos com essa realidade por mais algumas décadas, e, talvez, só quando o preço desses produtos já não compensar sua utilização ou quando não precisarmos mais deles como fonte de energia, por certo, os deixaremos de lado. Assim, em termos de benefícios e custos, questiona-se o real valor de um barril de petróleo ou de um metro cúbico de gás natural, já que teríamos que descontar os prejuízos causados ao meio ambiente. Quanto vale um rio ou quanto vale uma praia? Quanto vale o metro cúbico do ar limpo que deveríamos respirar? Qual a importância do petróleo e do gás natural, como recursos naturais que deveriam ficar onde está, para a sobrevivência da vida na Terra?


    Letícia Boritza
    1° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Letícia!
      É lamentável quando você escreve "meu comentário" e publica coisas escritas por outros. Eu também visitei o endereço http://veja.abril.com.br/40anos/economia/conteudo-proposta-o-uso-do-petroleo.shtml?57385861 e encontrei os mesmos comentários que você informa como seu. Isso é plágio.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  41. link do vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=_UietgRlppg

    Comentário:

    O vídeo mostra,os impactos que a exploração de pré-sal pode causar, na área de abrolhos.

    Comentário:

    Concordo que a exploração de pré-sal, pode ser problemáticas para algumas regiões do brasil mas, não concordo que a exploração tem que acabar. Só diminuir conforme a tecnologia avance e achem um novo combustível.

    Aluna: Jéssica Lemos Rezende N°15 Turma: 1°D

    ResponderExcluir
  42. Link do video:

    http://www.youtube.com/watch?v=7WwQxxc8dE8&feature=related

    - Comentário: A descoberta do pré-sal é um dos grandes acontecimentos na indústria mundial do Petróleo, e é considerado como um Iraque no território Brasileiro. Um desafio no limite do conhecimento humano, a viagem do homem para a descobrir o petróleo no fundo do mar é como uma semelhança do homem para explorar o Planeta. E acontecem imunes acidentes, no litoral de são paulo está a maior reserva de petróleo encontrada no planeta. Então, pelo qui eu intendi a camada pré-sal serve para muitas coisas boas, o petróleo é importante para a nossa sobrevivência na terra porque através dele vem inúmeros benefícios, como: A energia, o combustível para os automóveis e aviões, etc. Más também pode acontecer um desastre ambiental, como já aconteceu.

    Alunas: Nicoli Aguetoni e Daniele Borges.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideia do vídeo: cientistas, ambientalistas e analistas de relações internacionais e geopolítica do petróleo, que discutem diferentes perspectivas referentes aos principais aspectos da exploração do Pré-Sal, desde sua geografia e formação geológica, passando pelos desafios tecnológicos, financeiros e ambientais.

      Alunas:Nicoli Aguetoni Teixeira e Daniele Lazari Borges.
      1°B

      Excluir
  43. link do vídeo :

    http://www.youtube.com/watch?v=6XaGYcV8TOM&feature=related

    Ideia do vídeo:

    Fala que o brasil é uma das poucas nações a dominar a tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. No ano de 2007 a Petrobras anunciou a descoberta do petróleo de novas reservas na camada denominada pré- sal.

    Comentário :

    Eu sou a favor do petróleo , porque o petróleo é uma fonte de benefícios para o brasil, mas também não explorar com exagero para não prejudicar o meio ambiente e nem a própria vida do ser humano.

    Aluno: Vitor Hugo F.

    Série: 1° B

    ResponderExcluir
  44. LINK:
    http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/temas_nacionais/noticias_temas_nacionais/?30202/Caso-Chevron-medidas-severas-tm-que-ser-tomadas

    Explorar petróleo no Brasil não se restringe a uma mera decisão de aproveitar um recurso à disposição, aumentar a capacidade do país de atender às suas demandas de geração de energia ou abastecer o país com combustíveis nacionais. Extrair óleo das imensas reservas existentes e a serem descobertas no Brasil, no continente e principalmente no subsolo oceânico, significa também agravar problemas que afetam a todos, como o aquecimento global e suas consequências. Também implica correr riscos e aumentar a possibilidade de convivermos com severos e incalculáveis danos ambientais.

    -Comentário: Eu só a favor a exploração de petróleo,pois o petróleo é muito bom para as nossa vida atual,ele nós fornece energia e combustíveis e etc,mas o petróleo traz muito problema ambiental e muito risco para a natureza, mas por um lado foi uma das melhores descobertas.Por isso eu só a favor.
    -NOME:Karoline de Oliveira 1°A

    ResponderExcluir
  45. http://www.biodieselbr.com/noticias/meio-ambiente/petroleo-e-seus-efeitos-no-meio-ambiente-11-11-05.html

    A “camada pré-sal” é uma espécie de bolsão onde ficam acumulados hidrocarbonetos como petróleo e gás metano e que fica localizada logo abaixo da “camada de sal” em regiões de bacias sedimentares que contém grandes estruturas halocinéticas


    Comentário:
    Esse site é ,muito bom fala sobre a camada pré-sal e muito mais sobre o petróleo, O contato com o petróleo cru causa efeitos gravíssimos principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plâncton e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Além disso, a baixa velocidade das águas e o emaranhado vegetal nesses locais dificulta a limpeza.

    Aluna:Gabriela Castro Alves 1D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gabriela!
      Seu comentário sobre a exploração?
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. link:
    http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/pre-sal/index.shtml

    Se trata da camada pré sal la fala que é bom e ao mesmo tempo não é bom,pois irá que ter muito dinheiro para isso cerca de 600 bilhões de dólares.Por outro lado se o Brasil digamos assim conseguir retirar esse dinheiro todo e ter mais tecnologia ele irá ficar entre os seis países que possuem as maiores reservas de petrólio do mundo.Mas a polêmica esta na tecnologia que o Brasil ainda não tem.

    Comentário:
    Eu sou a favor da exploração de petrólio pois o petrólio é bom para todos mas todos nós temos que ver o seguinte:o Brasil não esta totalmente preparado para isso e por isso eu acho que teríamos que esperar um pouco mais para isso.Também o Brasil não tem tanta tecnologia assim,mas quem sabe mais para frente a gente nao consegue....tudo é possível.
    Nome:Aline da Silva Ferreira N°:01 Série:1°D

    ResponderExcluir
  48. Link:http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/ativistas-vestidos-de-baleia-protestam-contra-exploracao-de-petroleo-em-abrolhos

    Idéia do texto:
    O texto fala que eles querem o banimento pelos próximos 20 anos, da exploração de petróleo e gás em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e chamar atenção para os prejuízos gerados no local, onde vivem baleias Jubarte, ameaçadas de extinção.

    Comentário:
    Bem eu so contra o pré-sal por que eles trazem uma serie de danos ao peixes,meio ambiente e pra agente também.

    Aluno:Daniel Braz
    Série:1'B'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Daniel!
      Calma! É se acontecer um acidente!
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  49. http://www.youtube.com/watch?v=6XaGYcV8TOM&feature=related

    Ideia do vídeo:

    O vídeo fala que o Brasil é um dos poucos paises a dominar a tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas No ano de 2007 a Petrobras anunciou a descoberta do petróleo de novas reservas na camada do pré- sal.


    Comentário :

    Eu Apoio a idéia da exploração do petróleo , porque o petróleo é uma das fonte beneficentes financeiras para o Brasil, mas tem q ter idéia do quanto fazer isso pra não prejudicar o meio ambiente afetando a própria vida humana


    Mateus Folador

    1º B

    ResponderExcluir
  50. Link:http://destruidos.com/node/892

    Idéia central do texto: O texto fala de como o Petróleo prejudica a natureza e todos que nela vivem, muitos dos corais, animais marinhos e aves estão morrendo e ate mesmo sendo extintos.

    Comentário: Concordo com o texto, pois também acho que esses derramamentos de Petróleo somente prejudicam a vida e saúde dos animais, que a cada dia são mais números de mortos, e até mesmo extintos, causando um desequilíbrio ambiental, que prejudica a natureza e automaticamente nos prejudica de formas diretas e indiretas todos os dias.

    Aluna: Camila Fantin e Laura Alves;
    1º ano “B”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meninas!
      Percebam que os investimentos e lucros obtidos com a exploração petrolífera podem ajudar e muito a preservar a natureza, embora também ocorra prejuízos na fauna e flora nos casos de derramamento.
      Melhor evitar os radicalismos.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  51. LINK DO TEXTO:
    http://www.japb.com.br/detalhe_colunista.php?id=521
    IDEIA CENTRAL:
    Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porém, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterá... O Brasil entre os três maiores emissor de CO2 do mundo.
    Em compensação dentro do contexto mundial... Como a exploração do pré-sal, como por exemplo, no Golfo do México... A médio e longo prazo... Certamente, os furacões, ciclones, tornados, entre outros fenômenos naturais, diminuirão suas intensidades... Decorrente do esfriamento das águas do atlântico norte... No Golfo do México e no Mar do Caribe...

    Entretanto, em longo prazo... Com a exploração exaustiva do pré-sal em todos os mares e oceanos da hidrosfera terrestre... Todos as áreas(jazidas) do pré-sal ficarão vazias(em forma de cavernas)...Susceptíveis a intensos abalos sísmicos...Que trarão maremotos e tsunamis...Para essas “Áreas”...Aonde foram explorado o pré-sal...No caso do Brasil...Desde do litoral de Espírito Santo até Santa Catarina...Isto decorre devido, a pressão das águas do oceano atlântico...Em cima da camada do pré-sal(sem o suporte do petróleo extraído)...Tenderá a camada do pré-sal...Se acomodar...E por via de conseqüência...Vem os maremotos, tsunamis...
    MEU COMENTÁRIO:
    Penso que o Brasil, após a exploração do petróleo do pré-sal, por se tornar o país mais rico do mundo, aliando a produção agropecuária, fauna e flora, exuberantes.
    O que me preocupa é a produção de dióxido de carbono (CO2) que será produzido pela queima desse combustível não-renovável, que prejudicará a já castigada camada de ozônio.
    Acredito que se o governo brasileiro gastasse 600 bilhões para produzir esse petróleo, usasse para produzir energia renovável, melhorasse a agropecuária, investisse em educação, saúde, pesquisa, entre outros, se tornaria da mesma forma, o país mais rico do mundo.
    1° A
    ALUNAS: JÉSSICA VIEIRA, MARIANA DA GLÓRIA.

    ResponderExcluir
  52. http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm
    ideia do texto: fala sobre o derramamento de petróleo e que prejudica muito os animais que vivem la
    Comentário
    O mundo hoje passa por um dilema que é o petróleo, sabemos que todos precisamos. Mas a questão não é só essa precisamos conciliar desenvolvimento com preservação nosso país é privilegiado pela natureza, pela sua riqueza em petróleo hoje em dia somos auto-suficientes ou seja já temos uma produção de petróleo que supera o consumo interno. Mas precisamos saber como explorar e lidar pois é um material muito difícil de lidar.
    Ex:em um derramamento de petróleo vários peixes, espécies marinhas e aves são prejudicados, nesse casos muitas vezes morrem muitos animais causando grandes desequilíbrios ambientais.
    Outro ponto negativo do petróleo é que para se explorar, praticamente acaba com o ecossistema do lugar, espécies que vivem na região, peixes, corais, algas, tartarugas todos esses bichos que já habitavam o lugar antes da exploração são afetados.
    Temos que começar a pensar em quem já vivia lá antes e temos que se adaptar a eles e não eles a nos sou sim a favor do desenvolvimento pois temos sim que aproveitar essa maravilha que existe em nosso território mas não há qualquer custo, exploração com preservação esse é o lema do desenvolvimento.
    Alunas: Ivandra Nogueira e Daiane 1°B

    ResponderExcluir
  53. Link: http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

    Ideia do texto.

    O texto fala sobre os prejuízos deixados pelo petróleo e os riscos que corremos com a sua extração, os perigos e os impactos ambientais. E no fim nos deixa uma pergunta para que posamos pensar “Até quando?” quer diz, até quando vai continuar este prejuízo ambiental?

    Meu ponto de vista.
    Eu concordo sim que existem muitos riscos mais são risco necessário para a sociedade se movimentar, não vejo outra forma para resolver o problema da falta de combustiveis (energia) acho sim que podemos reclamar desde que posamos propor uma solução para o problema.
    Resumindo acho que o petróleo é um bem necessário.

    Aluno: Iuri Deldoti 1ºB

    ResponderExcluir
  54. Link : http://vimeo.com/27698939
    Ideia central do video:
    Acabar com a exploração de petróleo , porque tem varios lugares que existem baleias e muitas morrem por causa do petróleo.

    Comentario pessoal:
    Concordamos com o nosso video , pois ele fala das baleias que procuram um lugar seguro para viver mais encontram grandes riscos.Com a extração Petrolifera muitos animais morrem e traz muitos riscos para a natureza.
    Tem muitas outras opçoes e alternativas sustentaveis que podem render os beneficios economicos.

    Nome : Jheymilla Silva , Julyanna Aguiar e Pablo Henrique
    1ºC

    ResponderExcluir
  55. http://vimeo.com/27698939
    3) Greenpeace faz campanha "Deixe as baleias namorarem" contra a exploração de petróleo em Abrolhos, local procurado pelas baleias Jubarte para reprodução, são informações que para conscientizar adultos e crianças sobre o risco da exploração de petróleo no local.
    4)eu acho que essa proposta e uma proposta bem realista concordo com esse vídeo ele fala sobre as baleias Jubarte que a exploração do petróleo não deixa elas se procriarem essa umas das realidades que vivemos hoje em dia como o aquecimento global que e um problema nós dias de hoje.
    5)elaine cristina rodrigues gonçalves 1ºA

    ResponderExcluir
  56. http://exame.abril.com.br/economia/noticias/pre-sal-pode-ter-impacto-ambiental-negativo-500999

    tema principal da matéria:
    Com a chegada do pré-sal, o investimento nas energias renováveis seriam deixados, as energias renovais além de ecológicas causam boa impressão nos países de fora em questão ao Brasil, o petróleo não duraria pra sempre e causaria poluição

    na minha opinião o Pré-sal causaria sim, um grande impacto ambiental, e colocaria em extinção o investimento em energias renováveis, se bem que por outro lado as empresas Brasileiras poderiam investir mais, de forma privada ou associadas ao governo nas energias renováveis, Antes de investir "fundo" no Pré-sal precisa-se pensar melhor nos pontos positivos mas também nos negativos, porque hoje em dia as questões ambientais estão em alta, não seria bom para o planeta investir num combustível não renovável, que traria poluição e até danos as especies marinhas, porém isso traria sim muitos empregos e crescimento ao Brasil.

    Ingrid Nayara Souza de Oliveira 1ºC

    ResponderExcluir
  57. Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/pre-sal-pode-ter-impacto-ambiental-negativo-500999

    Ideia principal: A exploração do pré-sal é um risco ao processo de consolidação do Brasil como líder mundial em energias renováveis, então ao privilegiar o petróleo em sua matriz energética, o país corre o risco de seguir na contramão do que buscam os demais países: alternativas que reduzam suas atuais emissões de carbono.
    A exploração do pré-sal vai custar pelo menos de 100 bilhões a 200 bilhões de dólares.
    "Até agora, o Brasil só utilizou 33% do seu potencial hidroelétrico e deveria continuar nessa linha". (Goldemberg).

    Nossa Opinião: Hoje em dia, a crise meio ambiental está bem polemica pois os fatos indicam que daqui a alguns anos a extinção dos animais e plantas seria em massa. Então o Pré-Sal causaria um grande choque ao meio ambiental pois prejudicaria os peixes e toda a fauna e flora marinha.
    Uma possível solução para esse problema seria estudar algum outro tipo de combustível que o uso do mesmo não danificasse ainda mais a nossa natureza, e toda a fauna e a flora Brasileira.


    Alunos: Henrique Stelzenberger - Talita Kerr
    1ºC

    ResponderExcluir
  58. Olá Henrique e Talita, vocês exploraram muito bem a ideia da exploração petrolífera, parabéns!

    ResponderExcluir
  59. Link do texto:
    http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

    Ideia central:
    É sobre o derramamento de petróleo , os tipos de poluição ambiental,também explica o que é o petróleo , quais as consequências que ele pode causar ao meio ambiente.


    Comentário:
    Os lugares que pode se encontrar o petróleo são os oceanos e também em terra firme, para coletar o petróleo eles usam máquinas que são montadas em plataformas fixas ou móveis.A poluição causada pelo petróleo é muito perigosa por que ela pode matar muitos animais e aves migratórias.O maior desastre aconteceu nos Estados Unidos em 2010 quando o petróleo ficou vazando por meses atingindo a área Golfo do México.


    Alunas: Bianca Alícia e Gabrielle Braido
    1ºC

    ResponderExcluir
  60. Link: http://www.exitorio.com.br/estacionoticias/noticia1798-pr%C3%A9+sal++solu%C3%A7%C3%A3o+financeira+ou+problema+ambiental+.html


    Idéia central:
    O texto tem como idéia central, o investimento bilionário que o Brasil queria investir na perfuração dos campos de petróleo, fala também do impacto que a industria petrolífera brasileira no meio ambiente, que são inúmeros, pois um vazamento de petróleo pode causar danos ambientais gravíssimos com uma longa duração para a recuperação da natureza agredida. E sobre a idéia de o Brasil se tornar um grande poluidor e contribuidor para o aquecimento global.


    Comentário:
    O Brasil pode se tornar um dos países mais puluidores do planeta, em tempos de aquecimento global todo cuidado é pouco quando se trate de petróleo, tenta se fazer um programa de sustentabilidade para que essa exploração não se torne tão ofensiva ao meio ambiente, mas o risco é grande, o governo esta ansioso para começar e explorar, só que como já vimos desastres ambientais de magnitude imensa, com petrolíferas, o meio ambiente é que sofre, pois os danos são as vezes quase irreparáveis, quando se há um vazamento de petróleo seja no mar quanto na terra, vemos q a flora e fauna são as que mais sofrem, e desumano ver animais sofrendo com o derramamento de óleo, e demora-se muito para recuperar um ecossistema, anos para a natureza voltar a viver de novo. Esse custo ambienta pode ser muito grande, tirando que o petróleo é o recurso natural mais poluidor que temos, com a sua queima é emitido gazes que causa o efeito estufa no planeta , e acaba com a camada de ozônio. O mecanismo de extração de óleo por si só já causa muitos prejuízos. Se ficarmos de imediato ligado unicamente com o petróleo como fonte de energia combustível estaremos deixando de buscar aprimoramento de energias alternativas, que dependem inteiramente de alta tecnologia, tirando o monóxido de carbono que esta retido na camada pré-sal que vira a será transferido para superfície .
    A poluição gerada pela exploração do petróleo gera prejuízos à biodiversidade marítima, à pesca e ao turismo.

    Alunas: Daniela Arruda e Luana Souza
    Série: 1ºC

    ResponderExcluir
  61. http://www.youtube.com/watch?v=cv4EdPYv1Uo

    Ideia central:
    Este vídeo esta informando que acabar com as mares negras (petróleo) no mar é preservar a vida marinha e terrestre. Portugal é também um país de elevado riscos de ocorrência de acidentes marítimos nas águas territoriais todos os dias cruzam nas águas cerca de 70 navios 12 deles é petrolíferos a poluição aquática não e só com acidente de navios, mas as lavagens ilegais dos porões dos navios em alto mar. Um exemplo de acidente grave: em Portugal em abril de 1991 na Costa Alentejana deu-se um dos piores acidentes ecológicos nas águas portuguesas mas não só em Portugal mas em varias partes do mundo ocorrem acidentes marítimos.

    Comentário:
    Concordo com o vídeo que o petróleo faz com os mares e fauna e flora marinha e principalmente à vida terrestre ele destrói e mata além de poluir o mar e o planeta. Milhões de vidas marinhas estão morrendo e quase ninguém se importa, mas não é só o mar e sim os seres humanos estão sofrendo com a poluição petrolífera como o aquecimento global. Em vês de petróleo nos produtos por que não usar produtos ecologicamente corretos que não prejudica o meio ambiente e nem polui.

    Nome: Letícia Caroline Lemos Rinque 1°C

    ResponderExcluir
  62. Link: http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

    Ideia central:
    nesse texto ou conteúdo esta falando sobre a poluição que o petróleo esta fazendo, pois o derramamento dele, é prejudicial ao meio ambiente, e a nós os seres vivos.

    Comentário:
    Eu não concordo pois o petróleo ele pode ser um produto que pode gerar emprego, mais também cada reação tem a sua consequência pois o petróleo é um produto que gera emprego renda familiar, mais se com isso é bom, mais as consequência é piores, pois pode gerar a poluição marítima, afeta as pessoas, e o mais importante a camada de ozônio. O petróleo é um produto que também não só e achado no mar, também pode acontecer achar em quintal de casa, como no sertão, lá pode encontrar mais é difícil encontrar mais é raro encontrar o petróleo. Então nos seres humanos, a gente também não pode colocar a culpa só no petróleo ou outros produtos prejudiciais ao meio ambiente, temos também pensar, e nós o seres humanos, eu, você, todos. A gente ajuda também a prejudicar, vamos parar de fazer queimada, de desmatar, de jogar lixo nos rios, vamos ajudar cuidar um pouco do nosso PLANETA, o BRASIL, MUNDO, o nosso PLANETA precisa da gente, acorda PESSOAL. Vamos pensar nas reações que nós estamos fazendo. Para em pensa um pouco.
    Em fim esse foi o comentário Que nós fizemos.

    Nome: Guilherme e João Victor 1°C

    ResponderExcluir
  63. Link : http://www.biodieselbr.com/noticias/meio-ambiente/petroleo-e-seus-efeitos-no-meio-ambiente-11-11-05.htm

    Ideia Central : O texto traz como preocupação o vazamento de petróleo em mares. Comenta também que não é só o petróleo que causa desgaste, outros fatores também como de exemplo: zinco e cobre. O petróleo quando derramado no mar causa grandes problemas como desmatamentos de plantas, peixes que não resistem e morem por sufocamento entre outros problemas.

    Comentário Pessoal : Não concordo ! , pois o petróleo hoje em dia rende emprego a famílias pobres, e famílias que precisam desse dinheiro como sustento. Claro, ele pode ser prejudicial ao meio ambiente, mais muitos cientistas estão tentando criar novas tecnologias da qual evitará vazamento nos mares. Quando derramado ao mar ele causa muitos problemas mais é coisa de tempo para limpar o mar.

    Nome : Stheffany Rocha 1º ' C '

    ResponderExcluir
  64. Link:http://www.jornalopcao.com.br/posts/ultimas-noticias/ativistas-vestidos-de-baleia-protestam-contra-exploracao-de-petroleo-em-abrolhos

    Ideia Central: O essa matéria jornalística mostra a manifestação dos ativistas que protestam contra a extração. O objetivo da manifestação é obter o banimento pelos próximos 20 anos, da exploração de petróleo e gás em torno do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e chamar atenção para os prejuízos gerados no local, onde vivem baleias Jubarte, ameaçadas de extinção.

    Comentário Pessoal: Concordo com os ativistas e com a manifestação. O petróleo tem suas vantagens, mas ameaça os animais marinhos, principalmente as baleias jubarte que estão ameaçadas de extinção.Muitas espécies marinhas também podem ser colocadas em risco, os danos seriam grandes tendo em vista que o local tem a maior biodiversidade da região sul do Atlântico. Isso nos leva a pensar: O que é mais relevante? A segurança e a preservação de nossos animais ou a ambição humana de explorar ao máximo os recursos ambientais? Pensem nisso.

    Aluna: Mírian Mendes 1º ano 'C'

    ResponderExcluir
  65. Transporte limpo no mundo custará até US$ 8 trilhões em 20 anos
    Fazer o setor de transportes no mundo escapar do vício em petróleo deve custar 4 trilhões a 8 trilhões de dólares nos próximos 20 anos,mas isso é praticamente inevitável mais não impossível.
    O setor de transportes praticamente usam cerca de 60% do petróleo que é queimado no ar do mundo,por essa razão ocorrem as mudanças climáticas.O estudo hoje,indica que é necessário uma substituição de algo mais natural e que não prejudique muito o planeta como álcool brasileiro ou outras energias renováveis.Segundo o estudo,passa uma evolução acelerada das frotas de veículos hídricos ou elétricos.Em 2015 a Ásia vai ganhar mais de um milhão de carros elétricos.
    Comentário Pessoal: Eu concordo com essa nossa tecnologia por razão de melhorias no nosso planeta, tanto para os seres humanos quanto para os animais marinhos, porque eles são os mais atingidos nessa situação. E devido aos vazamentos de petróleo nas águas marinhas vem causando extinção de vários animais. E que as pessoas possam valorizar mais o planeta porque agora nós podemos até viver com essa poluição, mas com o passar do tempo vai piorar e aí vai ser tarde.
    Aluna: Luana Nogueira Pires Série:1 ° Turma:C

    Link: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/tag/petroleo/

    ResponderExcluir
  66. link
    http://poluicao_ambiental.vilabol.uol.com.br/seminarios/Poluicao_petroleo.htm

    ideia central:

    O texto fala que o petróleo e um produto da natureza muito importante para nós, mas que ele também pode provocar vários acidentes que possam vir a prejudicar a natureza.

    comentário:
    Eu concordo, pois o petróleo pode ser uma importante para nós.Mas isso não valerá nada se for poluir os oceanos,as plantas, o solo, e a extinção de vários animais marinhos.
    Não podemos deixar tudo isso ser destruído temos que evitar antes que seja tarde.

    Aluna: Daniele dos S. Mariani 1°C

    ResponderExcluir
  67. Link
    http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

    Ideia Central:

    O texto mostra como a poluição do petroléo acaba com os oceanos,pois os riscos de vazamentos são muito grandes.
    Um exemplo:foi o desastre no Golfo do México.

    Comentário:

    A exploração na Camada do Pré-Sal é muito importante para o desenvolvimento do Brasil,vai gerar muito dinheiro e emprego.
    Mais por outro lado a muitos riscos de ocorrer um vazamento de petróleo que poderia causar muitos danos ao meio ambiente.

    Aluno: Matheus S. Fernandes e Lucas Luan 1ºC

    ResponderExcluir
  68. Boa noite!
    Hoje completa 20 dias de discussão sobre um importante tema relacionado a economia e a questão ambiental. Vimos muitos argumentos favoráveis a exploração petrolífera e a necessidade que a humanidade ainda tem de usar esse recurso como matéria prima para o desenvolvimento econômico atual. No entanto, também percebemos opções de utilização desse recurso com mais atenção aos danos ambientais, além de propostas alternativas ao uso do petróleo envolvendo soluções mais economicamente viáveis e socialmente mais responsáveis.
    Parabéns pela nobreza de compartilhar e ampliar os conhecimentos sobre o tema e pela inclusão da responsabilidade ambiental nesta discussão.
    Profª Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  69. Esse é o link do texto:
    http://www.mundovestibular.com.br/articles/247/1/PETROLEO-IMPORTANCIA-E-POLUICAO-/Paacutegina1.html

    -idéia do texto:
    Importância do Petróleo
    Conceito de Petróleo
    O petróleo é um líquido viscoso, insolúvel em água e menos denso do que esta, correspondendo a uma mistura de um grande número de compostos, principalmente hidrocarbonetos.
    Importância do Petróleo
    É impossível viver hoje em dia sem petróleo. O petróleo é matéria-prima de muitos materiais, como, por exemplo, plásticos para saquinhos, enchimento de colchões, tintas, combustíveis, lubrificantes, solventes etc.
    Resíduos Petrolíferos e Derrames
    Os resíduos petrolíferos são, basicamente, hidrocarbonetos que vão originar diversas fontes de poluição no meio marinho.
    Mais de quatro milhões de toneladas de petróleo são lançadas ao mar por ano, por meio de:

    • exploração de poços de petróleo no mar;
    • limpeza dos tanques dos petroleiros e acidentes com estes;
    • refinarias e instalações petroquímicas costeiras;
    • resíduos urbanos;
    • carreamento por águas das chuvas em áreas urbanas;
    • carreamento pelas águas dos rios;
    • barcos de pesca ou recreação;
    • infiltrações naturais;
    • precipitação atmosférica.

    Esse tipo de poluição provoca a morte de muitos animais, origina as praias sujas de petróleo e de outros tipos de hidrocarbonetos, mas, mais grave ainda, são os efeitos “subletais” que aparecem nas espécies marinhas, levando ao seu desaparecimento em certos meios e provavelmente originando doenças ao homem.
    Petróleo derramado por navios-tanques causa a morte de numerosas aves marinhas.
    Poluição na Baía de Guanabara
    No começo do ano 2000, aconteceu um desastre ecológico no mar do Rio de Janeiro. Uma refinaria de petróleo deixou vazar 1.292 toneladas de óleo na Baía de Guanabara, bem perto das praias cariocas, no dia 18 de janeiro. É uma quantidade muito grande, equivalente a quatro milhões de latinhas de refrigerante (só que cheias de petróleo) no mar.

    O pior é que o vazamento atingiu os manguezais de Guapimirim, uma Área de Proteção Ambiental com fauna e flora riquíssimas, onde vivem mamíferos, peixes, crustáceos e aves. A limpeza dos manguezais é muito difícil, pois ali existe muita lama e vegetação cerrada.

    A limpeza das águas foi feita com bombas que puxam o óleo para barcos especiais. O óleo que chega até a praia é absorvido com grandes folhas de palha. Essas são medidas que ajudam, mas não resolvem de vez a poluição.

    Mas a Guanabara não ficou em paz: um novo derramamento aconteceu no dia 26 de junho e, em 25 de julho, um navio não identificado espalhou milhares de litros de óleo diesel em suas águas. O desastre foi tão grande que a Baía pode levar mais de dez anos para se recuperar.
    O DNA do petróleo (Fonte: Petrobrás)
    O ácido desoxirribonucléico (DNA) é uma molécula encontrada nos seres vivos e que contém toda DNA do petróleo, pode-se conhecer a procedência da região sedimentar de onde o óleo foi extraído.

    Vamos supor que apareceu na superfície do mar da costa brasileira uma grande mancha de óleo. Alguns milititros desse petróleo são encaminhados para o Centro de Pesquisas da Petrobras, e, em 24 horas, os cientistas têm condições de apontar de que parte do mundo se origina esse petróleo.
    Nesse Centro de Pesquisas há 700 amostras do código genético de petróleo extraído em 65 países. O petróleo de uma bacia é diferente do petróleo de outra bacia. Assim, pode-se saber se a mancha foi causada por um escape natural de petróleo indicando a existência de petróleo naquela região, ou se algum navio deixou vazar o produto.

    -meu comentário:
    na minha opinião, este texto foi revelado para alerta as pessoas, e fazer com que elas vejam a importancia do prtróleo; sera que alguém ja parou para pensa o que o petróleo esta causando na natureza?
    sera que ninguém nunca pensou em estudar um outro combustivel, que não danificase a natureza.
    É verdade que hoje em dia é impossivel viver sem petróleo....?

    ALUNA:Josy fernandes dos santos
    SÉRIE:1°A.

    ResponderExcluir
  70. ok telma legal gostei do seu blog eu sou professor moro no ceará boa tarde abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jorge,
      que bom que você gostou do blog, pois a finalidade do mesmo é discutir questões ligadas ao ensino/aprendizagem da geografia.
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  71. ok telma temos que ver, estudar e preservar o meio ambiente contra a brutalidade do homem em poluir a natureza bom trabalho mim chamo jorge gonçalves moro no ceará abraço bom trabalho

    ResponderExcluir
  72. meu facebook é windy71live@hotmail.com meu imail é windy71live@hotmail.com abraço boa tarde

    ResponderExcluir
  73. professora, oque você acha sobre esse video?http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo.
      Esta frase: "Foi o poder político que procurou historizar a figura de Jesus" é muito verdadeira também na minha concepção. Se eu tivesse que responder aos argumentos da 1ª parte do vídeo eu diria: "- Já é tarde, entreguei completamente minha vida a Jesus!" No entanto, é inegável o domínio político do Vaticano e também concordo que a religião é um dispositivo poderoso para mobilizar os povos. Mas enfim, a presença permanente de Deus na minha vida independe da religião. Por isso, não recomendo esta parte do vídeo para os meus alunos.
      A 2ª parte do vídeo é muito interessante e com um poder argumentativo brilhante diante da fragilidade dos EUA nos atentados de 11 de Setembro.
      E você? O que concluiu do vídeo?
      Prof Telma Oliveira

      Excluir
  74. Parabéns alunos, essa é uma forma bem interessante de aprender.
    Buscar o conhecimento e ainda colocar sua opnião sobre o que aprendemos pode ampliar nossa visão de mundo e pode até abrir oportunidades que as vezes nem imaginamos.

    Geziane Torres - coordenadora pedagógica da Escola Heitor Villa Lobos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Geziane. Volte sempre!
      Profª Telma Oliveira

      Excluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde professora. Eu estava lendo os comentários e obtive diversas informações valorosas sobre o assunto proposto, pelo fato dos alunos terem abordado áreas diversas. Achei interessante a ideia de investimento de tecnologias na exploração do petróleo e espero que pesquisadores consigam desenvolver outro tipo de combustível com intuito de amenizar a utilização do petróleo.

    Priscila Santos (3°F/2011)

    ResponderExcluir