Sábias palavras de Rubem Alves

"Saber é poder. Sem o poder do saber, o jardim não pode ser plantado."
ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Campinas: Verus, 2003.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

10 anos - 11 de setembro de 2001

O início do século XXI foi marcado por um terrível acontecimento nos Estados Unidos - a destruição das Torres Gêmeas. No entanto, os reflexos desse episódio ainda hoje são sentidos em todos os países. Não há o que comemorar após 10 anos, mas é importante registrar suas impressões sobre tal fato, tanto no contexto nacional quanto global.
Este espaço é dedicado aos comentários das consequências da destruição das Torres Gêmeas do World Trade Center.
Aguardo comentários!
Professora Telma Oliveira

55 comentários:

  1. Adriano Correa Martins - terceiro ano A.

    É inegável a importância histórica de uma tragédia como esta, que trás consequências drásticas até os dias de hoje e ameaça ruir um império de estruturas que antes pensávamos ser sólidas.
    Já que a partir do dia 11 de setembro de 2001, esforços e milhares de dólares não foram poupados quando o assunto era prevenção e repressão. Inegavelmente esse foi o pontapé inicial para a crise que em 2008 que abalou os EUA, pois aliado aos gastos monstruosos em segurança estava a incerteza dos norte-americanos, que deixavam de investir e tinham apenas o necessário como consumo, a solução seria uma grande interrogação no futuro, mais no momento a única certeza era que precisava-se agir, assim bancos passaram a realizar empréstimos sobre empréstimos, causando um buraco na economia, que se tornaria visível em 2008, buraco esse que por mais que se tente tapar, fica mais e mais evidente.
    O ataque aos Estados Unidos, não ficou na história apenas pela morte de 2.996 pessoas, ficou também por ter abalado uma economia forte e crescente, abalo este que trás consequências até os dias de hoje, pondo em prova a capacidade dos EUA em se manter como maior potência mundial.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Adriano!
    Muito interessante seu comentário associando os atentados a Crise Mundial de 2008 com argumentos bem consideráveis.
    Para nós aqui no Brasil, o então presidente da República Lula da Silva afirmava não ter crise. Será que houve reflexos também no Brasil?
    Professora Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Bom, professora Telma entrando no meio do seu assunto e do Adriano, no Brasil não sei ao certo os reflexos, mas sei que tanto nos Estados Unidos quanto no mundo inteiro houve grandes reflexos, a começar pelo reorganização estratégica da maior potência mundial, pela grande diminuição dos vôos de um modo geral, obtendo enorme prejuízo para as companhias aéreas, os grandes investimentos na indústria bélica, já que vários países se uniram para invadir o Afeganistão e Iraque entre outros. Os Estados Unidos teve que repensar tudo, replanejar o direito de ir e vir, tanto de pessoas como de negócios. O poder econômico é quem manda, obedece quem tem juízo a tudo. O Terrorismo sem dúvidas é a por de todas as ações que se conhece, e, defender-se, fica bastante difícil, mediante as surpresas.

    Érica Santos 3º A

    ResponderExcluir
  4. Bom professora, os esforços que o então presidente Lula realizou para "esconder" os efeitos da crise foram inúmeros, porém, é claro que uma crise na maior potência mundial afeta por completo o globo, de forma direta ou indireta. No brasil a crise foi facilmente observada em sucessivas quedas da Bovespa, altos aumentos nas taxas de bancos brasileiro e principalmente nas exportações que sofreram quedas consideráveis.
    Toda esta crise nos afetou sim, porém o Brasil já estava com uma economia mais sólida, que o auxiliou a resistir e manter-se de pé.

    ResponderExcluir
  5. Por: Camila Guerin.

    Estados Unidos da América, uma nação forte e auto sustentável, e considerada por muitos, inabalável.
    11 de Setembro de 2001, marcou consideravelmente o início de um século para os EUA, para outros, não passa de apenas uma data. Milhares de sonhos foram mortos naquele dia, milhares de lares ficaram com um buraco sem fim por não receber seus donos no final do dia.
    Um crime hediondo cometido para medir forças, para expressar poder...
    Depois do Atentado, foram investidos pelo EUA muitos dólares para reforçar a segurança do país. O termo "tapar o sol com a peneira" é bastante cabível para a futura crise econômica que o 'Gigante' sofreria, porém, não apenas ele, mas também aqueles que estavam investindo e dependendo dele.
    Não poderia ser esquecido também, a homenagem feita pelos estadunidenses; fontes foram construídas no local onde ficava as torres Gemias.
    “Deus é nosso refúgio e nossa força, uma ajuda muito presente nas dificuldades”, disse Obama no breve discurso ao relembrar os ataques.
    Enfim, 10 anos se passaram, e reflexos daquele dia podem ser vistos até hoje.

    Boa noite. Até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Dilciane Kottwitz Nº 09 Série : 3ºA

    Olá professora boa noite!
    Bom, acredito que ninguém tem o que comemorar nos 10 anos do atentado de 11 de setembro, pois foi uma tragédia que paralisou o mundo todo, quem sabe por atingir um dos centros culturais e econômico dos EUA.
    Embora a repercussão do atentado tenha sido muito negativa para o cinema e sua indústria, os estúdios souberam como dar a volta por cima tirando aproveito da situação, como o patriotismo e lembranças das vitimas.
    Osama Bin Laden fez com que o atentado que ele planejou no dia 11 de setembro de 2001 fosse lembrado por muitos anos, ao decorrer de uma década ainda se vê as conseqüências dessa destruição, quantas mil pessoas ficaram nos destroços das torres gêmeas, quanto dinheiro foi praticamente jogado fora, e pra que tudo isso? Simplesmente para mostra quem tem mais poder! Poder em tirar vidas e acabar com sonhos.
    E hoje digamos que os EUA sente essa conseqüência que pode ate ter recuperado a boa forma, mais não a estrutura, pondo então em prova a capacidade dos EUA em se manter como a maior potencia mundial.

    ResponderExcluir
  7. Uauuuuuu! Bom recebê-los neste espaço.
    Os comentários estão bem diversificados e abrangendo considerações importantes e sérias.
    Parabéns!!!
    Profª Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Essa trajédia abalou todo o mundo até o dia de hoje ficou marcado em nossas vidas ... comemorar não, mais relembrar sobre esse caso que marcou nossas vidas poderá mudar nosso futuro.
    Francielle Apª Nunes 2c

    ResponderExcluir
  10. O atendado de 11 de setembro no Estados Unidos, foi de grande influência, e é até hoje, pois se a 10 anos atras os terroristas foram capazes de roubar os aviões com passageiros e atira-los nos predios, isso mostra que a defesa dos Estados Unidos não está muito boa, ja que um grupo de terroristas conseguiram invadir a segurança deles e destruir 2 grandes prédios.
    Acaba que a população fica um pouco com medo, por que se eles conseguiram fazer antes, o que os impedem de fazer novamente?

    Christian Belegante / Turma 2°C

    ResponderExcluir
  11. Beatriz Vechiatto - 2º B

    De fato o atentado as Torres Gêmeas foi horrivel. E invés de se comemorar,seja para refletir. Alguns americanos acreditam que o ataque veio de dentro do país e que veio do governo. Outros não entendem como o presidente Obama diz querer ter paz mas ainda assim leva pra frente os "projetos de guerra" de Bush. Talvez se os Estados Unidos não estivessem em guerra com alguns países do Oriente Médio naquela época, nada disso teria acontecido?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite professora Telma e alunos do TERCEIRÃO 3 °A
    Com a grande tragédia dos EUA muitas pessoas morreram e sofreram com a perca de familiares, com mais um ano que se passa, esse ano comemora 10 anos do atentado de 11 de setembro , nossa o tempo passa tão rapido mais as lembranças sempre ficam na memória.
    Naquela época o EUA teve uma grande crise econômica e prejudicou outros países, mais por ser um país Desenvolvido e objetivo deu a volta por cima, que por sinal deu um ponto final nesse acontecimento com a morte de Bin laden o causador da tragédia.
    Ao decorrer do tempo os norte-americanos modificou o cenário , que por fim ja está pronto e ja foi inaugurado que se chama memorial nacional de 11 de setembro, onde pessoas do mundo todo vão conheçer.
    Onde ficava as torres gêmeas construiram as duas piscinas que nunca ficarão cheias e construirá a torre da liberdade para dar um ar de paz num lugar qe deixou marcas tristes.
    By; Thaiane Amantino Maciel da Silva

    ResponderExcluir
  13. Dez anos se passaram e o medo de novos atentados ainda assombram os americanos, os atentados que se sucederam naquele dia foram aterrorizantes e chocaram centenas de países.O medo de novos ataques se dá por causa da morte do líder terrorista Osama Bin Laden que mesmo após a sua morte ainda deixa vestígios de terror. O 11 de setembro é sempre lembrado nos Estados Unidos como uma data de muito medo e sofrimento.

    By: Amanda Beatriz Dos Santos

    ResponderExcluir
  14. Ana Carla da Silva Santos n° 04 3°A

    Os atentados terroristas de 11 de setembro representaram atos monstruosos, desumanos, cerca de cinco mil vidas inocentes foram ceifadas. Forma apanhadas de surpresa, em nome de uma vingança contra as injustiças sociais e políticas e de uma intolerância religiosa.Nesse momento a solidariedade veio de todos os países passando despercebido a crueldade cometida também do EUA o que nada justifica a barbaridade das agressões sofrida por milhares de pessoas inocentes.
    As agressões terroristas levantaram uma enorme política internacional sobre a estratégia para combater a terrível ameaça que continua presente.
    E o Brasil o que fez?
    Inicialmente O Governo brasileiro assumiu duas atitudes diplomáticas principais diante dos atentados terroristas: manifestou imediata solidariedade aos Estados Unidos, e apoio a política de luta global contra o terrorismo; propôs e viu aprovada a convocação do Tratado Interamericano de Defesa (TIAR), a fim de que as medidas e ações de combate ao terrorismo sejam tomadas no âmbito coletivo das nações pan-americanas e não em caráter particular.

    ResponderExcluir
  15. O atentado terrorista de 11 de setembro foi realmente triste e dramático, mas tenho uma grande dúvida será que os Estados Unidos são realmente tão vítimas assim? Por que será que ninguém lembra do que eles fizeram ao Japão:140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, não satisfeitos resolveram invadir o Iraque, dando como justificativa que eles(Iraque) escondias armas de destruição, porém isso não pode ser comprovado até hoje... O que mais me incomoda não é o fato dos EUA terem causado mal e angustia ao mundo inteiro, mas sim a hipocrisia e com que eles tratam os fatos.

    Érica Santos (12) 3º A

    ResponderExcluir
  16. Concordo Érica. Todos fazem questão de se lembrarem de 11 de setembro, mas ninguém se lembra do dia 6 de agosto, onde milhares de pessoas morreram e ainda sofrem com as consequências da radioatividade das duas bombas soltadas por Estados Unidos. O pior de tudo é que o bombardeamento foi completamente desnecessário, pois era o final da Segunda Guerra mundial e o Japão já estava derrotado, e o critério de escolha das cidades foi que elas se situavam entre vales, ficando visível o estrago causado por LITTLE BOY e FAT MAN (nome das bombas).

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!
    Vejam que neste espaço temos também alunos do 2º ano participando com comentários também interessantes.
    Quero relembrar que esta participação contribui para o desenvolvimento de argumentações, bem como a leitura de vários pontos de vista sobre um mesmo assunto.
    Que bom que esta proposta foi aceita por vocês!
    Professora Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite professora Telma

    Já se passaram dez anos que o mundo se chocou com uma tragédia imensa, o atentado as torres gêmeas nos Estados Unidos no ano de 2001. Fato esse que de certa forma marcou a humanidade centenas e centenas de pessoas inocentes morreram. Trata-se de um momento histórico lamentável. Embora as circunstâncias que levaram a esse atentado e vários outros sejam questões políticas, religiosas, sociais e econômicas acredito que isso não justifica um ato de tamanha violência. Apesar dos Estados Unidos muitas vezes ser o “vilão” esse ato desumano não favoreceu muitos benefícios a realidade dos países terroristas muito pelo contrario, facilitou uma visão mais critica voltada aos mesmos.

    Simone Moreira 3ºA

    ResponderExcluir
  20. De fato o ataque terrorista as duas torres gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, foi um marco inesquecível na história não só dos EUA, que afetou uns dos principais centros culturais econômicos, mais também do mundo.
    Mais não posso de deixar de concorda com os comentários dos meus colegas, Érica e Guilherme, pois isso mostra que os EUA não é o mocinho da história por apresentar um histórico de terrorismo em outros países. Mas nada justifica a morte de milhares de vidas inocentes.

    ResponderExcluir
  21. Elisama de Araújo Reis nº10 3ão A


    O ato de terrorismo do 11 de setembro marcou a história da humanidade, essa tragédia que matou cerca de 2.996 pessoas que estavam presentes nas duas torres 'torres gêmeas' foi uma forma encontrada pelos terroristas para provar que os EUA não era um país invulnerável como pintava ser com o seu pentágono inviolável, tanto que foi um dos alvos atingidos por um dos aviões que estavam sob controle dos terroristas.
    Entretanto quando esse evento é relembrando todos ficam tremendamente comovidos mas esquecem que a vingança dos EUA foi algo terrível e que mostrou o quanto esse país é frio, devido ao fato que usaram esse ataque terrorista como desculpa para invadir o Iraque com suas tropas e matar cerca de 900.000 pessoas, sem contar os civis que era mortos por grupos extermínios formados por soldados norte-americanos.
    Penso que a humanidade ainda vivem na questão 'olho por olho e dente por dente'.

    ResponderExcluir
  22. Dez anos se passaram desde os atentados terroristas às Torres Gêmeas nos Estados Unidos,e até hoje paira uma insegurança no ar. As famílias das vítimas com uma perca tão dolorosa por causa de uma guerra. No local das Torres foram construídas duas piscinas que nunca se encherão e a Torre da liberdade em homenagem as vitimas..
    Nessa História o vilão foi o Iraque, que se tinha alguma razão, se rebaixou totalmente com tal ato.

    ResponderExcluir
  23. Após passado seus dez anos, desde o atentado,os Estados Unidos ainda não se recuperou do susto que teve.
    As famílias das vítimas podemos apenas deixar nossos pésames, que por causa de terroristas perderam suas vidas.
    Dias antes de seus dez anos de atentados os terroristas ameaçaram os Estados unidos de fazer outro ataque, para repreender a Morte de seu lider Osama Binlarden, porém erão apenas boatos e não se concretizou.
    Warlen B. Teixeira
    3°F

    ResponderExcluir
  24. todos se lembra do que acontece nos EUA mas nao se lembra do que acontecem em outros paises como o q aconteceu no Haiti e no Japão !

    Taís Henrique 3°E N°24

    ResponderExcluir
  25. Os atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos. Quatro aviões comerciais foram sequestrados, intencionalmente dois bateram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios.
    Com esse ataque a economia do país enfraqueceu muito, a bolsa de valores teve uma queda relativa e isso influenciou muito para a importaçao e exportaçao de produtos, isso atingiu vários países danificando muito sua estrutura econômica.
    Com o passar de dez anos, os países vêm se restabelecendo economicamente.
    Com este ataque o número total de mortos não é certo, todos lamentamos o ocorrido às vítimas desse ataque.

    Alex Vieira de Oliveira
    3ºE

    ResponderExcluir
  26. Os atentados do 11 de Setembro de 2001 mudaram o mundo e a forma de entender o terrorismo, tradicionalmente associado a causas de inspiração nacionalista,Milhares de vidas têm sido perdidas, desde os EUA à Europa, passando pelo Médio Oriente, África e Ásia, em nome de um radicalismo que usa a religião islâmica como justificação.
    Luana Moura Generoso.

    ResponderExcluir
  27. depois de 10 anos do atentado terrotista nos EUA,pessoas que estavam lá contam como foi,e até hoje vivem essa tragédia.
    para mim isso foi uma grande farça tudo combinado entre eles,porque nem a força militar conseguiu impedir,por serem tão fortes alguma coisa eles tinham que ter feito.
    Para mim a força militar tava por trás disso também,aliás os EUA conserteza fez algo para eles porque ninguem faz isso por acaso,talvez eles até mereceram.

    helen keller 3°e

    ResponderExcluir
  28. Esse atentado foi um marco na história dos Estados Unidos da América, pois um pais que se mostra inviolável com esse ataque terrorista, deixando muitas pessoas morta e milhares de americanos com medo de novos ataques,sendo assim abalando a economia dese pais?
    Uma série de fatores: A guerra no Iraque, crise de 2008, e agora em 2011 uma nova crise no pais,sendo essa quase desencadeando uma crise mundial, que ainda não terminou.
    Winner Cotting n°34 3ª A

    ResponderExcluir
  29. NO dia 11 de setembro de 2001,
    o mundo parou diante da tragédia de uma nação(que tranparece seu potencial),agora fragilizada.
    Alega-se tres motivos para os ataques:a presença dos EUA na Arábia Saudita,o apoio a Israel por parte dos Estados Unidos e as sanções contra o Iraque.
    Os atentados foram condenáveis em todos os sentidos.Por provocar crise no país e atingir centenas de trabalhadores.
    ROSMARI RUIZ

    ResponderExcluir
  30. É verdade que a destruição das torres gêmeas teve um grande impacto tanto nos EUA quanto no mundo, Mas devemos levar em consideração o que ocorreu depois desse grande choque, os EUA invadiram o Iraque e liberaram mais credito para que a população comprasse mais e esquece se o ocorrido,mas com esse credito a população endividou-se e contribuíram para a crise que ainda esta sobre os EUA. Se o Presidente George Bush não tivesse invadido o Iraque talvez os EUA não estivessem em crise hoje, devido o fato que se gasta muito para manter um exercito em outro país.

    ResponderExcluir
  31. Olá Helen,a sua idéia sobre a farça é muito forte,pois eu acho que país não iria querer se prejudicar,como há cometários falando do abalo economico que isso gerou não só nos EUA mas no mundo todo. A tragédia é lembrada até hoje por todo o mundo com grande pesar.
    Não concordo com a sua idéia, mas a respeito.
    Bruna Vasconcellos Ribeiro 3°A

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde a todos!
    Muitos anos se passaram e tristezas e recordações dos que ali perderam suas vidas nos restaram. Não defendendo os americanos mas veja bem, quando os iraquianos provocaram o atentando de 11 de setembro se rebaxaram ao mesmo nivel que eles de certa forma. Sendo que tudo isso poderia ser resolvido atravez de um acordo entre os países polpando a vida de centenas de vitimas inocentes.

    Lauani Roicha 3°A

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde a todos!

    O mundo ate hoje se choca com essa terrível tragédia dos EUA, mas sabemos e não queremos enxergar o que esse país fez com o Iraque claro que o Iraque pediu guerra com o atentado as Torre Gêmeas, O presidente Bush para ganhar votos logo decidiu que teria guerra contra o Iraque não medindo o estrago que causaria no seu país levando-o a uma situação precária e prejudicando outros paises e provocando a destruição e mortes em todo Iraque, matando mais de 200,000 mil pessoas entre soldados e civis que nada tinha feito aquele país chama Estados Unidos da América uma da maiores potencias do mundo ate fazer essa besteira de gasta trilhões de dólares promovendo a falência do mesmo.

    Wesley Cavalcante nº33

    ResponderExcluir
  34. O atentado de 11 de setembro, foi um acontecimento que mexeu com o mundo, para muitas pessoas, esse ato só serviu para mostrar as forças da Al-Quaida e a insatisfação do povo com as ações do Estados Unidos. Mas podemos ter certeza que tudo o que aconteceu, foi um ato errado e que a outros métodos para resolver as coisas, e mais errado ainda foi a atitude do Estados Unidos foi invadir o Iraque, matar milhares de pessoas na busca de um homem que eles consideram líder, e com isso deixa um pais totalmente abalado por inseguranças e vivendo 10 anos com medo, e até que enfim eles conseguem atingir seu objeto, dado o seu feito como vingança, mas na minha opinião Osama Bin laden só estava ali com um titulo simbólico, onde acima dele a homens mais poderosos e dispostos á entrar em uma terrível guerra, quando tudo isso começar a ficar no esquecimento.

    Erick Jhony N° 13 3° "A"

    ResponderExcluir
  35. É inegável o sentimento de tristeza, que abala todo o planeta, mesmo a tragédia acontecendo a km de distância do Brasil, com um povo, que demonstrava nada destruir seus alicerces.
    O dia 11 de setembro é uma conseqüência de uma guerra travada entre os Estados Unidos e o Iraque, que deixou no povo norte-americano um sentimento de vingança pelas milhares de vidas destruídas, outras completamente arrasadas, vingança essa que só foi possível "saciar" nos dias de hoje. Na tentativa de se reeleger o presidente Barack Obama utiliza a execução de Osama Bin Laden.
    Toda essa tragédia, mais problemas financeiros, dívidas, fez ruir os pilares de um país que todos pensavam ser inatingível.
    Desejo que os Estados Unidos se recuperem, pelo menos o lado financeiramente, já que o emocional vai ser mais difícil.

    ResponderExcluir
  36. É interessante saber que após 10 anos, ainda são feitas homenagens para as vitimas do inconseqüente atentado. Como alguns colegas citaram aqui, as pessoas, só enxergam um lado desse ato desumano, mas este atentado foi uma terrível resposta a atos anteriores.
    Devo concordar com o comentário de Carlos Henrique Mascarenhas Pires “A gente logo imagina onde estavam os militares estadunidenses, as agências de inteligência e todo o preparado de poder que sempre o cinema colocou como infalíveis e intransponíveis que não impediam aqueles ataques?” É lamentável saber que tal frieza, mudou e abalou a vida de milhares de pessoas. Após este episódio, o EUA adotou um rigoroso sistema de segurança. Porém pessoas ainda cultivam o medo a cada dia.

    aluna: Poliana Kéroly Kreuzberg nº 25 3ºA

    ResponderExcluir
  37. A construção da World Trade Center iniciou em 1951, e terminou em 1970, e em 1975 sofreu um incêndio, mas que não acabou por ai. Em 1993 sofreu um atentado, onde 6 pessoas morreram.
    Torres que pareciam inabalável, em 11 de setembro de 2001, sofreu outro atentado, porém pior. A presença dos E.U.A na Arabia Saudita, apoio de Israel e sanções contra o Iraque, foi uns dentre outros motivos que livaram essas pessoas, que podemos considerar "sem noções", destruir as torres e matarem muitos inocentes, e os sobreviventes até depois de 10 anos sofrem. Não sofremos pelas destruições das torres, mas sim por muitas vidas que acabaram naquele instante. Mesmo que os E.U.A tenha feito algo para os terroristas, isso não justifica o que eles fizeram.
    Elisangela nº11 3ºano A

    ResponderExcluir
  38. Dez, vinte, trinta anos podem se passar, mas as marcas deixadas por essa tragédia jamais se apagará. Muito se fala sobre o EUA, como ele, de uma forma tentou amenizar a situação com créditos fáceis, novas construções em locais da tragédia, porem uma marca que também nunca irá se apagar são as conflitos, devido as invasões no Iraque, local de muita morte e tristeza. E agora pra completar a história Barack Obama, o atual presidente dos EUA, ganha prestigio ao anunciar a morte de Osama Bin Laden, muitos alegam as destruições causada por este homem ao país, mas apontar para o outro é fácil o difícil é olha para si próprio e ver as destruições causadas pelos EUA no Iraque. Bin Laden causou sim muitas destruições, mas porque tirar sua vida sem ao menos um julgamento.
    Yago Neto/35/3ºA

    ResponderExcluir
  39. Boa Noite.
    Este atentado embora ocorrido há dez anos ainda permanece na memória de boa parte das pessoas. Mas o que as pessoas não se questionam é: porque os americanos receberam este ataque? Quem são os verdadeiros responsáveis? E as medidas que os EUA tomaram após o ocorrido foram o suficiente? Aposto que para as famílias que de alguma forma abalados pelo atentado não.
    Será que não há outra forma de resolver conflitos, sem que vidas inocentes sejam perdidas?

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. O SIMBOLO AMERICANO!!

    Boua Noite!!

    Nos Estados Unidos ficou a marca do terror produzida por um homem onde ocorre a queda do Símbolo Americano.
    Com a queda do Símbolo Americano, os Estados Unidos ficou sem direção para a reação contra qualquer país já que a causa dessa tragédia foi causada por uma organização, assim focando tudo o que o país tinha em caçar um único homem, o homem onde sua vida agora valia a de milhares.
    Vingança mais morte é igual a festa americana.

    Vithor Fiala nº31 Terceirão A

    ResponderExcluir
  43. olá, professora Telma desculpe-me o atraso para a postagem...estava sem internet na escola...
    mas como podemos definir a data de 11 de setembro? como uma tragédia, na qual marcou não só os EUA mas tendo abalado milhões de brasileiros também, como um marco histórico.concorco com O thiago que por causa da tragédia, os EUA queria que tudo voltasse ao normal nisso entraram em grandes dividas para assim a população se esquecece...
    Luana Silva Babora n° 21

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Os EUA não queriam sair do Iraque e do Afeganistão, pelo menos enquanto ele não monopoliza toda a rede de indústrias desses países. Um fato curioso: Dois meses antes do EUA invadir o Iraque, quatro empresas construtoras americanas (que não convém citar o nome) já disputavam pra ver quem iria reconstruir o Iraque. Com isso, o Iraque vai afundar em divida externa com o EUA e todo seu petróleo vai acabar nas mãos dos americanos como garantia…

    Adriana P. Santos
    3° Ano F

    ResponderExcluir
  47. Boa noite profª. Telma

    Em minha opinião é certo há não comemoração dos 10 anos
    daquele atentado, apesar que a comemoração lembraria a todos
    aquela tragédia, mais como não lembra de algo que ficou histórico.
    Muitas pessoas perderam suas vidas por conta daquele atentando
    e em memória de todas as vidas perdidas, que trabalhos como esses
    são realizados em escolas .

    E aproveitando o comentário do Alisson
    eu acho sim que tragédias como essas podem ser evitadas.

    Nome: Márcia da Silva Felix
    Turma :3ªF
    Nº. 16

    ResponderExcluir
  48. Oi Professora, desculpe-me pelo atraso da postagem, mas espero que minha opinião seja útil. (=

    O 11 de setembro de 2001, eu considero um acontecimento trágico e polêmico. Se pararmos para analisar, como tudo tem seus dois lados, o atentado de 11 de setembro também não é diferente.
    De fato esse episódio lamentável marcou a vida dos americanos com a perda de quase 3.000 vidas, mas e os milhares e milhares de vidas de inocentes que os americanos tiraram com as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas? E as vítimas inocentes do Afeganistão? E do Iraque? Isso somando chegariam a quantas vidas ASSASSINADAS? Assim como as vítimas do atentado de 11/09 eram inocentes as outras também.
    Todos nós sabemos que toda ação, gera uma reação, e com isso, “inocentes” ficam no meio dessa guerra entre países.

    Pensem nisso...

    Priscila Oliveira Dos Santos
    3° Ano F

    ResponderExcluir
  49. O 11 de setembro de 2001 foi um dia muito triste para a população norte –americana que sofria ,um atentado de grande proporção que levou a morte de 3.000 vítimas do maior atentado terrorista que já houver na história do país.
    Os EUA a maior potência do mundo sofre um atentado terrorista tendo uma alta tecnologia bélica mais com tudo isso têm uma segurança falha.

    Após dez anos da tragédia dos terroristas começaram as homenagem no memorial que foi feito para as vítimas do atentado terroristas, para os familiares uma homenagem de dor e sofrimento, em Nova Iorque ainda é viva a lembrança das imagem do que se tornou a maior tragédia dos Estados Unidos .
    Mais o EUA não se lembra do sofrimento das vítimas das bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas.
    Apoiada Priscila tanta vítimas inocentes que os EUA féis na guerra do Iraque entre outro acontecimento que teve envolvido.
    Wellington Lima
    3º Ano F

    ResponderExcluir
  50. Olá navegantes!!
    Aos que participaram enviando comentários, agradeço e parabenizo as contribuições.
    Aprendemos apartir do compartilhamento de informações! Isso é muito bom!
    Vejam que a internet também tem espaço para vocês!
    Um abraço também para quem nos visita e não deixa seu comentário.
    Professora Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  51. e bom as vezes acontecer esse tipo de coisas para que o mundo veja que Deus existe e para as pessoas aprender a amar uns aos outras mais.
    coitada apenas daquelas crianca inocentes que nem tiveram a chance de viver nas suas maiores idades.

    ResponderExcluir
  52. O 11 de setembro foi uma data marcada pelo terrorismo nos Estados Unidos onde homens armado invadiram o aviao e sequestraram e jogaram o aviao contra as torres gemeas onde mataram milhares de pessoas inoscentes morreram.E até hoje as pessoas nao conseguiram esquecer esse fato.
    Amanda Ferreira 3 E

    ResponderExcluir
  53. Priscila e Wellington,
    valeu a reflexão que vocês fizeram.
    Bruna, vamos aproveitar ainda melhor o presente da vida? Esse é o meu desejo para todos vocês.
    Profª Telma Oliveira

    ResponderExcluir
  54. Comentário do Isaak 3 A:

    O dia 11 de setembro, parou o mundo, por mostrar que o mais poderoso país do planeta não é perfeito.

    Nos mostrou que querer mandar em tudo e em todas as questões, não é simples. Nem todos aceitam a subordinação. Agora os "Estados Unidos da América", pode perceber que nem tudo é resolvido com imposição e poder militar, e sim com mais diálogo.
    ´
    Professora é um comentário pequeno, mas mostra a minha opnião, de que sou contra o monopólio mundial.

    ResponderExcluir